* Site Câmara e Redação FMZ
Professores da rede municipal de ensino de Venda Nova estiveram presentes na Sessão Ordinária da última terça-feira (22), na Câmara Municipal, quando foi lido o projeto de lei nº 062/2013, que dispõe sobre o Estatuto, o Plano de Carreira e a Remuneração do Magistério Público Municipal. A aprovação do Plano de Carreira é uma reivindicação antiga dos professores municipais.
O projeto de lei nº 062/2013 foi encaminhado pelo prefeito, Dalton Perim, em caráter de urgência, por isso os vereadores têm o prazo de 45 dias para analisá-lo nas Comissões Permanentes.
Em suas falas durante a última Sessão Ordinária, os vereadores se comprometeram a fazer uma análise detalhada do projeto e a convocar a Comissão de Professores para participar do debate, como forma de garantir o melhor para os profissionais e para o Município a médio e longo prazo.
O Plano de Carreira tem o objetivo de estruturar o quadro de pessoal do magistério público municipal estabelecendo normas de enquadramento e tabela de vencimentos, construída de forma a incentivar a formação, o aperfeiçoamento, a atualização e a especialização de seus profissionais.
Há uma semana, os professores das unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da sede e do interior iniciaram uma paralisação, deixando sem aula mais de 2.000 alunos no início da semana e os liberando no horário do recreio a partir da última quarta-feira.
Os professores anunciaram que as aulas retornam normalmente na próxima segunda, sob a condição de que a municipalidade faça uma prestação de contas completa com os gastos com a educação em Venda Nova.