Para coibir a prática de caça de animais silvestres em reserva florestal, a Polícia Militar Ambiental realizou uma fiscalização em Córrego Prosperidade, área rural de Vargem Alta, no Sul do Estado, que ocasionou a prisão de S.J.L., de 18 anos, com uma espingarda calibre 32, com duas munições. Ele alegou que a arma era de outro homem, que não foi encontrado.
Já no distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, outros dois homens foram flagrados com armas, munições e materiais usados em caça. I.V.G., 48 anos, foi preso com uma espingarda calibre 22, três silenciadores (de uso proibido), 37 munições calibre 22 intactas, um carregador desmuniciado, três armadilhas do tipo canhão, cinco lanternas, um par de luvas, uma touca e uma gibeira para guardar armamento.
Na mesma localidade, os policiais encontraram com A.C.S., 47 anos, uma espingarda calibre 22, um silenciador (de uso proibido), 28 munições calibre 22 intactas, duas armadilhas do tipo canhão, dois pios de caça, um alçapão, uma camisa camuflada, uma gibeira, e seis aves: três coleiros, dois trinca-ferros e um sanhaço.
As prisões ocorreram nesse sábado (29) e todos os acusados e o material apreendido foram entregues ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim. Os pássaros foram levados para a sede do Ibama, no mesmo município, onde receberão tratamento veterinário, visando posterior soltura em seu habitat natural.
No caso dos pássaros nativos em cativeiro, a pena prevista para o crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500 por unidade. Segundo o tenente Roberto Martins, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, a Polícia Ambiental está cada vez mais presente prevenindo e coibindo esse tipo de crime, retirando armas e munições de circulação. “É muito importante que a comunidade continue a nos apoiar e confiar em nossas ações realizando as constantes denúncias”, frisou o tenente Martins.
No mesmo dia também foram apreendidos no município 13 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro em duas residências no Bairro São Lucas, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Os animais apresentavam fortes sinais de maus tratos.
Os policiais que participaram da apreensão haviam recebido várias denúncias de pássaros mantidos de forma irregular no local. Ao chegar à residência, eles encontraram três filhotes de trinca ferro sem comida e água.
Um casal foi detido e encaminhado para o DPJ do município. Já os pássaros também foram levados para o Ibama de Cachoeiro de Itapemirim, onde serão cuidados e posteriormente soltos na natureza.
Denuncie
Os contatos com a Polícia Militar Ambiental poderão ser feitos pelos telefones:
4ª Companhia em Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3521-3358 ou (28) 3521-3389
2º Pelotão Região do Caparaó: (28) 3553-2042 ou (28) 3553-1398
E-mail: cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br (para toda Região Sul do ES).