* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
O Horário Brasileiro de Verão começa no próximo fim de semana em dez estados, além do Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite do sábado para o domingo (19). No Espírito Santo, os 80 Megawatts poupados pelo horário diferenciado seriam suficientes para iluminar o município de Aracruz, segundo a EDP, concessionária de energia no Estado. A medida, criada para fazer o país economizar energia elétrica, agrada a algumas pessoas e incomoda outras.
A previsão do Governo Federal é economizar R$ 278 milhões com o horário diferenciado e reduzir 4,5% da demanda no Brasil no momento de maior consumo, que vai das 18h às 22h. “Com o Horário de Verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da eletricidade", afirma o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
Para o consumidor, no entanto, o relógio adiantado pode não trazer economia. Na verdade, a conta pode acabar ficando mais cara, uma vez que alguns hábitos da estação fazem aumentar o consumo de energia elétrica, como deixar os ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo. O objetivo do Horário de Verão é evitar a sobrecarga na demanda por energia no país. Para prevenir gastos excessivos no verão, a EDP relacionou algumas dicas para os clientes (confira no fim desta matéria).
Economia à parte, a mudança no relógio divide opiniões. A dona de casa Elenice Maria Carvalho (43) é uma das pessoas que não aprova a mudança. “Eu acho péssimo! Temos que acordar uma hora mais cedo e é mais cansativo. Quando começamos a nos acostumar, já está terminando o período de horário diferenciado”, conta Elenice.
A vendedora Deidiane é adventista e vê benefícios no Horário de Verão, porque pode aproveitar o tempo extra de sol às sextas-feiras – Foto: Valdinei Guimarães |
![]() |
Já a vendedora Deidiane Faria Barbosa (33) gosta da hora a mais de sol. “A gente começa a trabalhar ‘mais cedo’, mas, em compensação, saímos antes do trabalho e temos mais tempo de realizar as tarefas de casa de casa. Para mim, que sou adventista, o tempo extra de luz natural na sexta-feira facilita minha vida, porque posso chegar em casa e arrumar tudo, fazer a janta e tomar banho antes que o sol se ponha”, explica a vendedora.
O Horário Brasileiro de Verão vai durar 126 dias, terminando em 22 de fevereiro de 2015. Confira as dicas da EDP para economizar durante a estação:
Iluminação
* Durante o horário de verão, o dia tem mais tempo de iluminação solar. Por isso, abra as cortinas e utilize menos as lâmpadas.
* Quando a iluminação natural não for suficiente, utilize lâmpadas fluorescentes. A incandescente têm custo menor, mas a fluorescente compacta é quatro vezes mais eficiente e dura de oito a dez vezes mais.
* Utilize somente lâmpadas de voltagem compatível com a rede local da concessionária.
* Dê preferência a cores claras na hora de pintar a parte interna da residência. As tonalidades escuras exigem lâmpadas mais potentes.
* Mantenha a rede elétrica interna da residência em bom estado e equilibrada.
Chuveiro
* Sempre que possível, use o chuveiro na posição "Verão" – a economia pode chegar a 30%.
* Limite seu tempo de banho. O ideal é de cinco a oito minutos.
* Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica.
Refrigerador ou freezer
* O aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
* Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer.
* A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.
* Regule o termostato adequadamente às estações frias e quentes do ano. Consulte o manual do fabricante.
* Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).
* Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo, e, na hora da compra, verifique a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.
Ar-condicionado
* Utilize o equipamento somente em ambientes fechados. Janelas e portas devem estar bem vedadas.
* Na hora da compra, avalie a potência do equipamento de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.