Polenta Off Road: a beleza das trilhas em duas rodas

O primeiro lote de inscrição para o Polenta Off Road MTB já está esgotado e as expectativas de participação são as melhores possíveis. O MTB integra os esportes de aventura que compõem o Polenta Off Road, programado para acontecer do dia 28 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante, cidade que integra a turística região das Montanhas do Espírito Santo.

 

Uma prova fantástica aguarda os praticantes de mountain bike, seja na modalidade pró (elite) ou na amador. Os testemunhas e entusiastas do percurso são Lindomar Gomes, da Iá Eventos (organizadora da prova), e Sandro Oliveira, presidente da Federação Espiritossantense de Ciclismo.

 

Para fazer uma prova legitimamente emocionante, os organizadores estão contanto com a dedicação do voluntário Rodrigo Ronchi, morador de Pedra Azul, distrito de Aracê, que fica no município vizinho de Domingos Martins. Ele é praticante de mountain bike, que foi convidado a ajudar fazer parte do roteiro.  

 

Ronchi diz que, mesmo já acostumado com a região, também se encanta pelas paisagens que integram o roteiro da competição. As matas, as pedras, as estradinhas e as surpresas que se descortinam a cada curva proporcionam um conjunto de inigualável beleza. “Em um dos trechos é possível apreciar o Parque de Pedra Azul. Temos ainda o Lago de Alto Bananeiras, em Venda Nova, trecho onde só os amadores vão passar”.

 

Parte do roteiro das modalidades pró e amador é em conjunto. Os grupos se separam a certa altura e se juntam na parte final. Ronchi explica que logo após a largada no Centro de Eventos, os competidores vão subir a serra do Alto Bananeiras, pegar a a Trilha do Sabão, a Trilha das Perdidas e sair atrás das Sete Curvas, onde é a Peçanha (que fica na divisa entre Venda Nova e Domingos Martins e de onde se avista a Pedra Azul). Depois passam por Madalena, despontando na Tapera, de onde pedalam de volta até o ponto de partida, totalizando 60 quilômetros de pedal.

 

Já a categoria amador passa pelo lago quando chega ao Alto Bananeiras e se junta ao mesmo roteiro na Trilha das Perdidas e sai atrás das Sete Curvas, sem explorar o roteiro pela Peçanha, pegando direto o trecho de Madalena, rumo a Tapera. O percurso total é de 35 quilômetros.

 

A experiência em mountain bike de Rodrigo Ronchi o leva crer que os atletas de elite vão precisar de pelo menos 2 horas e 30 minutos para cumprir o roteiro. “As trilhas são muito puxadas, exigindo um grande esforço para ser cumprida”.

 

Apesar de apaixonado pelo esporte, Ronchi vai deixar sua bicicleta de lado e pegar sua moto para ajudar. Ele e um grupo de voluntários de Venda Nova vão auxiliar a organização antes e no dia da competição. No dia da prova, Ronchi sobe em uma moto e será uma espécie de abre trilha, seguindo na frente para orientar os competidores, pois o primeiro atleta precisa de uma referência.

Rodrigo Ronchi deixou a bicicleta de lado e fez estudos de trilha sobre uma moto

 

Os voluntários do MTB já passaram o percurso e vão ajudar no dia, fazendo entrega dos kits, dentre outros afazeres. Dentre as responsabilidades está a limpeza e marcação da trilha, um trabalho que deve ser feito nas vésperas da competição, tendo em vista que a chuva ou outro acontecimento podem alterar as marcações. 

 

Os imprevistos podem influenciar também no roteiro, pois dependendo do trecho, uma chuva intensa pode inviabilizá-lo. Como é o caso da Trilha do Sabão que, como o próprio nome diz, é escorregadia e pode ficar impraticável com a chuva. Para isso, Ronchi garante a existência de um plano B para que a prova aconteça independente das mudanças do tempo.

 

 

O que é o Polenta Off Road

O Polenta off Road MTB, oQuadriciclo e UTVs Turismo Fim o Rally 4×4 de Regularidade (Jeeps) integramo Polenta Off Road junto com e o Enduro da Polenta. Este último está em sua 27ª edição, agregando estas outras competições, fazendo com que este ano Venda Nova fique ainda mais interessante para quem gosta de esportes de aventura.

 

O Polenta Off Road, marcado para os dias 28 a 31 de maio, tem como suporte a experiência do Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, de Venda Nova. O TCMA detém a chancela do Enduro da Polenta, evento esportivo já conhecido pela qualidade de sua organização em todo Brasil.

 

Todo esse burburinho atrai um público que gosta de esporte e também de conhecer a cidade. Os hotéis, restaurantes, bares, os propriedades que integradas ao agroturismo, postos de gasolina e outros prestadores de serviço ganham uma clientela diferenciada.

 

Essa importância do Polenta Off Road para o esporte e também para a economia local, em especial para o agroturismo, cresceu com o envolvimento responsável dos organizadores e também com o apoio da comunidade e dos patrocinadores, como a Prefeitura de Venda Nova e a BR Petrobras.

 

Para mais informações sobre  as inscrições basta acessar o site www.endurodapolenta.com.br.

 

Programação Polenta Off Road – Venda Nova do Imigrante, de 28 a 31 de maio de 2015

 

Dia 28 – Quinta

20h – Sorteio de Largada – 27º Enduro da Polenta / Rally 4×4 / Quadriciclos 

 Onde: Pizzaria Monte Grappa

Dia 29 – Sexta

18h – Entrega de material, vistoria técnica e adesivagem (Enduro e Quadriciclo)

Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

Dia 30 – Sábado

Onde: Posto Esmig

08h30 – Largada Promocional (obrigatório)

09h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta

09h30 – Largada Quadriciclos

Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

18h30 – Entrega de resultados do Enduro e Quadri

19h30 – Premiação dos Quadri

19h30 – Polenta Móvel

20h – Tombo da Polenta

21h – Show com a Banda Mustache

Dia 31 – Domingo

Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

08h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta

08h – Largada Rally 4×4

09h – Largada Bike MTB 60

14h – Chegada dos competidores

15h – Polenta Móvel

15h30 – Entrega de resultados e premiações

18h – Show de encerramento com a Banda Mustache

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Polenta Off Road

 

Confira mais Notícias

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade

Internacional

Atleta japonês vai ministrar curso em Venda Nova do Imigrante neste domingo (21)