Polentão ganha nova Vila Italiana

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

 

A vila cenográfica italiana do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, começa a ser refeita em alvenaria a partir da próxima segunda-feira (26). O projeto, encomendado pela Associação Festa da Polenta- Afepol, promete renovar o ambiente da praça de alimentação do local onde acontecerá a 36ª edição do evento, nos dias 10, 11 e 12 e 17, 18 e 19 de outubro. Agora em 3D, a previsão é que a nova fachada fique pronta até agosto.

 

No último sábado (17), a antiga cenografia em madeirite foi retirada depois de 14 anos do seu lançamento. A vila reproduzia fachadas das cidades italianas e foi projetada pela arquiteta Cátia Perim. Há dois anos, a Afepol planejou refazer a vila, devido ao desgaste da madeira utilizada no painel e à necessidade de maior interação do ambiente com o público. O investimento é de R$ 115 mil.

 

“Retiramos um painel ilustrativo para fazer uma construção real, onde o público vai poder entrar para fotografar. O espaço vai poder até abrigar apresentações de corais”, diz Washington Pereira, que, em parceria com a decoradora Sônia Cunha, concebeu o projeto.

 

Na próxima segunda (26), começam os ajustes da parede, onde ficam os balcões de atendimento da cozinha do “Polentão”. O projeto prevê 360m² de construção, que terá 12 fachadas, 36 janelas e 14 portas. De acordo com Sônia, foram dois anos de pesquisa, tendo como fonte técnica o livro do arquiteto Júlio Posenato, especialista no estudo da arquitetura dos imigrantes italianos no Brasil.

 

“O ponto chave que percebemos é que o público da Festa da Polenta busca um ambiente aconchegante, de romantismo. Algo mais popular, não o clássico. A partir disso, mergulhamos na busca por uma vila bem residencial, com jardineiras e sacadas”, explica a decoradora.

 

Público vai poder ver trabalho na cozinha

A fachada em alvenaria se beneficia da laje recém-construída sobre a parte frontal da cozinha do “Polentão” para garantir esses novos espaços. “Sem a laje seria impossível a instalação da nova vila”, ressalta o presidente da Afepol, Tarcísio Caliman. A laje foi construída pela Prefeitura junto ao Ministério do Turismo.

 

Caliman aposta na novidade para a evolução da Festa da Polenta. Ele adianta que, em outubro, o público vai poder subir sobre a laje para ver, de “camarote”, o trabalho dos voluntários da cozinha na preparação da polenta. “Estamos fazendo o possível para isso acontecer já na próxima festa, mas vai depender da conclusão do projeto para viabilizar mais esse atrativo”.

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais