Polícia

Polícia Civil alerta para golpe da falsa premiação pelo telefone

O delegado Lauro Coimbra, da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), alerta a população para o golpe da falsa premiação, que neste período de festas é muito comum. Os bandidos usam os telefonemas a cobrar para prometer benefícios absurdos e inusitados em troca de vantagens.

Para identificar o golpe, basta ficar atento a alguns detalhes. Geralmente o golpista faz uma ligação a cobrar para a vítima, ou envia uma mensagem de texto para seu celular dizendo para ela entrar em contato com o número do telefone da promoção. Este número, fornecido pelo golpista, nunca é da empresa da qual ele diz pertencer, mas uma pessoa já está preparada para atender e ludibriar a vítima.

Na maioria das vezes eles oferecem prêmios de alto valor como carros, eletroeletrônicos e aparelhos celulares. Em troca pedem dinheiro, cartões para celulares e informações pessoais como números de documentos, senhas de cartões de banco e informações sobre familiares da vítima.

“O segredo é não acreditar em Papai Noel”, lembra o delegado. “As pessoas devem ficar atentas a qualquer ligação telefônica que ofereça alguma vantagem absurda ou inusitada”.

Um dos maiores problemas para a Defa é a subnotificação do crime, já que a maioria das pessoas que caem no golpe tem vergonha de admitir que foi levada pela ganância. As pessoas que forem vítimas desses golpes devem prestar queixa na Delegacia do seu bairro ou na Defa. A notificação do crime ajuda a polícia a identificar a linha telefônica e o possível autor dos golpes.

Nesta época do ano os criminosos mudam o foco do golpe, ao invés de utilizar o falso seqüestro e do acidente automobilístico. Eles oferecem prêmios.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Civil

Confira mais Notícias

Operação apreende grande quantidade de munições e armas e prende cinco homens em Afonso Cláudio

PC conclui investigação de furto em loja e recupera bens avaliados em R$ 26 mil em Venda Nova

Suspeitos de praticar fraudes virtuais na região Serrana do ES são presos em Goiás e Mato Grosso

Homem de 48 anos é preso por estupro de vulnerável em Venda Nova do Imigrante

Policiamento na região Serrana será fortalecido com a criação do novo Batalhão da PM em Afonso Cláudio

Ação integrada prende dois homens por tráfico de drogas em Conceição do Castelo

Carreta tomba e espalha carga na pista na BR 262 em Domingos Martins

PC esclarece furto em Centro Cultural e recupera equipamentos em Venda Nova