Na tarde desta terça-feira (29), a Polícia Civil informou, por meio de nota, que é falsa a informação de que uma quadrilha de sequestradores estaria atuando no município de Venda Nova do Imigrante e nos municípios vizinhos, realizando tráfico de pessoas. Nos últimos dias, a informação foi compartilhada por meio de áudio via whatsApp.
Ao verificar a veracidade da informação, a instituição enviou a seguinte nota: “A Polícia Civil informa que o áudio em questão é falso e, portanto, a informação não procede”.
O assunto ganhou força nesta segunda-feira (28), após a divulgação do desaparecimento de uma jovem de 16 anos de Venda Nova do Imigrante. A adolescente foi localizada, no início da noite de ontem, na cidade de Cariacica. Por meio de redes sociais, familiares agradeceram a ajuda e informaram que a jovem estava bem e que o caso não se trata de um sequestro.
Em casos de desaparecimentos, o que fazer?
Ainda segundo a Polícia Civil, em casos de desaparecimento, é essencial realizar o registro por meio de um Boletim de Ocorrência, seja em qualquer delegacia ou utilizando a plataforma da Delegacia Online. Não é necessário aguardar 24 horas para efetuar o registro, sendo fundamental a atenção às mudanças na rotina do desaparecido para orientar a decisão dos familiares quanto ao registro do desaparecimento.
As informações para auxiliar nas investigações de pessoas desaparecidas podem ser feitas de forma confidencial por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível anexar imagens e vídeos de atividades criminosas. Além disso, a equipe de investigação da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), pode ser contatada pelo telefone (27) 3137-9065.
A família não é obrigada a fazer buscas por conta própria, entretanto, a atuação ativa da família contribui diretamente para o êxito das buscas, haja vista ser a rica fonte para onde, naturalmente, as informações acabam convergindo.
As fotos de pessoas desaparecidas são divulgadas na página do Disque-Denúncia 181 (disquedenuncia181.es.gov.br).