Polícia

Polícia Civil recupera 23 sacas de café e prende suspeitos de furto em Ibatiba

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, deflagrou uma operação policial na tarde da última quarta-feira (18), na localidade de Córrego Vista Alegre, no município de Ibatiba, que culminou na recuperação de 23 sacas de café que haviam sido furtadas de uma propriedade rural na comunidade de Santa Clara. Dois suspeitos, de 31 e 26 anos, foram identificados.

Após a denúncia do crime, foram iniciadas as investigações de inteligência a partir dos dados fornecidos pela vítima e, com a utilização de ferramentas tecnológicas de investigação, foi possível identificar o veículo utilizado no crime, uma caminhonete com carroceria de madeira, que foi usada para transportar o café furtado.

Diligências foram realizadas na localidade de Córrego Vista Alegre, às margens da Rodovia BR-262, a 18 quilômetros do local onde ocorreu o furto, e a abordagem foi feita aos residentes da propriedade. No local, foi encontrada uma quantidade de café em “coco”, isto é, ainda não limpo, espalhado no terreiro. Diante das provas materiais e de indícios suficientes de autoria, os indivíduos confessaram o furto.

O chefe da Delegacia Regional de Ibatiba, delegado Bruno Alves Rodrigues, esclareceu que os investigados não foram presos imediatamente, pois não estavam em flagrante delito, conforme prevê a lei, uma vez que o crime foi praticado na noite da última segunda-feira (16). Portanto, eles foram qualificados e intimados a comparecer à Delegacia no dia seguinte para serem interrogados.

“A recuperação do café furtado se deu apenas seis horas após tomarmos conhecimento do crime. Foi uma ação eficiente, eficaz e efetiva, resultado do compromisso da Polícia Civil na repressão aos crimes contra o patrimônio na zona rural do Estado. Nossa estratégia é, literalmente, ‘caçar’ os ladrões e recuperar todo o produto subtraído das vítimas, pois se trata do fruto do trabalho árduo dos proprietários rurais. Contribuímos, assim, para que, em caso de crime, haja a rápida recuperação do produto e sua devida restituição ao legítimo proprietário, ajudando a manter a pujante economia agrícola da região do Caparaó capixaba, cumprindo o dever constitucional da Polícia Civil de proteger as pessoas e o patrimônio”, salientou o delegado Bruno Alves Rodrigues.

Os investigados responderão ao inquérito policial pela prática de furto qualificado pelo concurso de pessoas, com agravamento da pena por ter sido praticado durante o repouso noturno, podendo ser condenados a uma pena superior a dez anos de reclusão, conforme previsto no Código Penal Brasileiro.

Com informações da Polícia Civil.

Confira mais Notícias

Cinco são indiciados por furto no valor de R$ 40 mil em loja de eletrônicos em Venda Nova

PC conclui inquérito e indicia homem por tentativa de estelionato contra comerciantes em Venda Nova

PRF registra três mortes e 67 feridos nas rodovias federais durante Operação Carnaval

Motorista embriagado é flagrado dirigindo com cabo de vassoura em Marechal Floriano

Motorista de ônibus morre após bater em árvore na BR 262 em Marechal Floriano

Polícia Militar apreende maconha e crack em Conceição do Castelo

PRF inicia Operação Carnaval 2026 no ES com reforço de 50% no efetivo e uso de inteligência artificial

Denarc de Venda Nova do Imigrante prende alvo da Operação Desarme II em Marechal Floriano