Polícia de Conceição desvenda três assassinatos

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A Polícia Civil de Conceição do Castelo conclui as investigações de três assassinatos ocorridos entre 2008 e janeiro deste ano no município. Alguns acusados estão presos, e só um continua foragido. As informações são do delegado Carlos Henrique Simões.

No inquérito mais antigo, os acusados são os lavradores Rosana Pinto da Costa, Carlos Antônio Dias e José da Silva Aguiar, o “Zé Pretinho”, que chegaram a ser presos quinta-feira da semana passada, na Grande Vitória, mas foram colocados em liberdade por determinação da Justiça. Eles são acusados de matar com um golpe de enxada na cabeça Valdecir Medeiros de Lima, o “Baixinho”, em 2 de dezembro de 2008.

O crimae ocorreu na Rua Souza Pinto, no centro da cidade. A vítima foi encontrada em casa, já em estado de decomposição. A polícia apurou que os quatro envolvidos tinham bebido e discutiram após Baixinho assediar Rosana, mulher de um dos acusados.

A mulher foi o fio condutor das investigações, já que deixou uma certidão de nascimento dentro de uma Bíblia no local onde morou durante a colheita de café. O caso agora está com o Ministério Público.

Outro crime desvendado é o assassinato de Júlio César Silva Florentino, o “Juninho”, de apenas 22 anos, morto com um tiro na cabeça, em 31 de março do ano passado, próximo ao Centro de Eventos “Sanfonão”, na Rodovia ES 165. Após investigações e exame de balística, a polícia chegou ao traficante Jeferson Barrosa da Silva, o “Jefinho”, que confessou ter matado Juninho por dívidas com droga.

Na época do crime, Jefinho foi preso com outras 14 pessoas associadas ao tráfico, mas foi solto. Ele pediu para outro traficante, “Cafezinho”, de Venda Nova, para esconder a arma, um revólver calibre 32. A arma acabou apreendida com o traficante em operação realizada nesse município, e um exame revelou que a bala que atingiu Juninho saiu do mesmo revólver. O delegado titular de Conceição decretou prisão preventiva de Jefinho.

O crime mais recente ocorreu em 4 de janeiro deste ano, na localidade de Santa Luzia, na zona rural de Conceição. A vítima, Francisco Rodrigues Pereira, um aposentado de 61 anos, foi encontrado em estado de decomposição com um tiro na cabeça, próximo a sua casa.

Os acusados são Jackson da Silva Dias, o “Kaká”, Luciano Oliveira dos Reis e Esfênio dos Reis, o “Miúdo”, que declararam que acompanharam a vítima quando essa fazia compras no centro da cidade com dinheiro da aposentadoria.

Francisco foi tocaiado pelo trio na volta para casa. O aposentado teria reagido ao assalto e acabou levando o tiro. O corpo foi jogado em uma estrada que dá acesso à casa da vítima. Esfênio está preso desde o dia 11 de março. Kaká também está detido em Lajinha (MG), onde responde por outro latrocínio, enquanto Luciano continua foragido.

Confira mais Notícias

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Acidente

Homem morre após carro capotar na BR 262 em Venda Nova

Polícia

Polícia apreende fuzil e pistola durante ação conjunta em Alfredo Chaves

Tragédia

Mulher morre e crianças ficam feridas em grave acidente na Pedro Cola em Castelo

Polícia

Grávida fica ferida após colisão em Conceição do Castelo

Polícia

Mais de 80 multas são aplicadas em Venda Nova do Imigrante durante operação Lei Seca

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prende duas pessoas em Castelo

Polícia

Homem acusado de tentativa de homicídio é preso em Venda Nova do Imigrante