Na tarde dessa segunda feira (2), uma equipe da Polícia Ambiental se deslocou até a localidade de Barra Grande, zona rural de Ibatiba, após uma denúncia anônima, que informava sobre uma obra de aterro e desmate.
No local, a equipe constatou uma obra de terraplanagem na propriedade do sr J.B.P, de 67 anos, que danificou uma área de aproximadamente 650 metros quadrados (0,065 hectares) à margem de um córrego, área considerada de preservação permanente, sem licença ou autorização do órgão ambiental competente.
Foi realizada a abertura de uma estrada para acesso ao sítio, sendo feito o manilhamento de um curso d’água e aterro, além da abertura de praça para construção de uma casa. Ainda no local foi constatado desmate de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração que danificou uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados (0,5 hectares).
J.B.P. afirmou ser o responsável pelo desmate e que a referida área se trata de um local que já foi utilizada para cultivo, porém com o desuso por alguns anos cresceram alguns arbustos. Que adquiriu a propriedade recentemente e realizou a limpeza da área para plantio de café, mas não sabia da necessidade de autorização ambiental para tal atividade.
Por se tratar de crime ambiental, a obra foi paralisada, confeccionado termo circunstanciado e boletim de ocorrência em desfavor do proprietário para que este responda na justiça pelos atos.
Para a Sargento Érika, a participação da população nas denúncias via 181 é fundamental para que a Polícia Militar Ambiental chegue aos locais com possíveis crimes ambientais e que a preservação do meio ambiental é responsabilidade de toda a sociedade.