Polícia paralisa serraria e carvoaria em Vargem Alta

Dois empreendimentos que trabalham com madeira foram autuados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na localidade de Castelinho, em Vargem Alta. A autuação aconteceu na segunda-feira (29), mas só foi divulgada na tarde de ontem (30). Uma carvoaria e uma serraria, ambas pertencentes ao mesmo dono, não tinham a documentação necessária para funcionar. A PMA chegou aos estabelecimentos após denúncias.

Foto: Divulgação/PMA

Os policiais constataram o funcionamento da serraria, de eucalipto e pinus, e da carvoaria sem as devidas licenças ambientais. Os empreendimentos ficam a uma distância de cerca de 300 metros um do outro. Foram apreendidos 60 sacos de carvão pesando 12 quilos cada.

Diante da irregularidade, os policiais paralisaram as atividades da serraria e dos fornos de carvão e conduziram o encarregado dos empreendimentos, um homem de 32 anos, até o plantão policial do município para prestar informações, uma vez que o fato constitui crime ambiental.

Foto: Divulgação/PMA

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, qualquer empreendimento que utiliza recursos naturais necessita de licença ambiental para funcionar. Para que o Poder Público emita a licença, todas as etapas de fabricação dos produtos ou de realização de serviços deverão ser consideradas no processo de licenciamento. Isso serve para ajudar a reduzir os impactos ao meio ambiente e dar a destinação correta aos resíduos. O empreendedor que não licenciar sua atividade antes de iniciá-la poderá responder judicialmente por crime ambiental, além de estar sujeito à multa.

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins