Quinze tiros na cabeça e na região toráxica. A forma violenta do assassinato do ex-vereador e empresário dos setores supermercadista e granito Sebastião Romualdo Zambon, 55 anos, em Vila Pontões, Afonso Cláudio, levou a polícia a descartar a hipótese de latrocínio.
A nova linha de investigação deverá ser voltada para uma execução sumária, embora tenha havido roubo. O assassinato provocou um choque na comunidade, distrito que progride na cultura cafeeira. O crime aconteceu na tarde deste domingo.
A morte do ex-vereador fez a população reviver uma cena de mais de uma década. O também vereador Dério Pereira foi assassinado numa comunidade rural. O crime teve conotação política. O assassinato de Zambon pode estar ligado ao mesmo motivo, somado à questões comerciais.
O crime aconteceu dentro da sua própria casa. Elza Delpuppo Zambon, mulher da vítima, também estava no imóvel e está traumatizada e sob efeito de calmantes. Os homens, segundo vizinhos, chegaram ao local com um fusca antigo. Um homem que conduzia o veículo saiu imediatamente do local.
Cerca de 20 minutos após, já com o empresário morto, os três fugiram em alta velocidade no Chevrolet Trakker pertencente à vítima. O carro, que foi retirado da garagem pelos bandidos, foi encontrado abandonado na Rodovia Sebastião Alves de Lima, distante 15 quilômetros do local do crime.
Nesta segunda-feira, o carro passou por um crivo pericial realizado por agentes especializados da Polícia Civil de Vitória. A mulher da vítima está traumatizada com o acontecimento, que provocou a paralisação de setores diversos do distrito nesta segunda-feira, durante o sepultamento.
Quando a casa de Zambon foi invadida ele estava se preparando para passear com a esposa na casa de familiares. A polícia informou que um dos rapazes que entraram na casa do ex-vereador disparou o primeiro tiro para o chão sem se importunar com a reação dos vizinhos.
Depois, os homens removeram todas as gavetas à procura de dinheiro. Eles pretendiam encontrar as chaves do cofre, que segundo a polícia, estaria no supermercado de sua propriedade. Os bandidos levaram jóias de Elza Zambon e cerca de R$ 700,00 em cédulas.
O roubo antecedeu a execução do ex-vereador com 15 tiros de pistolas e revólveres. Os bandidos fugiram com o Trakker pertencente à vítima. O delegado de Afonso Cláudio, Rafael Corrêa investiga o crime.
* Fonte: Folha Vitória