A partir do resultado de pesquisas desenvolvidas pelo Incaper, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), deverá implantar, no próximo ano, mais um pólo de frutas: O Pólo de Pêssego do Espírito Santo.
O objetivo do Pólo é fornecer mais uma alternativa de diversificação de renda para os agricultores familiares e atender a demanda da indústria de sucos prontos no Espírito Santo e no Brasil.
De acordo com o coordenador de fruticultura do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, o potencial para produção de pêssego no Estado deve ser explorado, já que a fruta apresenta mercado consumidor extremamente promissor. Segundo ele, a demanda por pêssego na agroindústria nacional em 2006 foi de 70 mil toneladas do fruto, demanda esta que atualmente é atendida pela Argentina e Chile.
A área propícia para a implantação do Pólo de Pêssego foi delimitada na Região Serrana do Estado, devido às condições favoráveis de clima e solo. No local, foram implantadas unidades de demonstração em 12 propriedades rurais em diferentes municípios, com o intuito de desenvolver as técnicas adequadas de manejo da cultura e servir de modelo para produtores e técnicos.
Para início das pesquisas, duas mil mudas de seis diferentes variedades foram distribuídas aos produtores interessados em ingressar na atividade, que se comprometeram a seguir as determinações técnicas do Incaper. O objetivo é identificar, a partir da análise desta produção experimental, as variedades mais recomendadas para implantação em larga escala no Estado.
De acordo com Aureliano da Costa, as primeiras frutas provenientes das unidades demonstrativas de Pêssego na Região Serrana já têm sido colhidas e, em 2009, as pesquisas devem ser concretizadas para o lançamento do Pólo.
Atualmente, o pêssego está presente em apenas 20 hectares de área, com uma produção de 500 toneladas e produtividade média de 25 toneladas por hectare. A meta é que a cultura seja expandida para 28 municípios com potencial e, em longo prazo, sejam ocupados 1.000 hectares com a fruta, para atender por completo à demanda da agroindústria.
* A Rádio FMZ noticiou os primeiros passos da implantação do Pólo de Pêssego na Região Serrana. Confira em: http://www.radiofmz.com.br/noticias.php?id=63&id_assunto=
* Fonte: Assessoria de Imprensa Incaper