Geral

Pomeranos comemoram 150 anos no Espírito Santo

Os pomeranos de diversos municípios capixabas estarão em Vitória, na sexta-feira (26), para participar da comemoração oficial dos 150 anos da chegada dos seus antepassados ao Espírito Santo. O evento, organizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por representantes dos municípios e entidades culturais, vai acontecer no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, a partir das 15 horas.

Mas antes da solenidade oficial, por volta das 14 horas, um grupo de descendentes estará navegando pela baía de Vitória para relembrar a viagem dos seus antepassados, ocorrida há 150 anos.

O primeiro grupo de pomeranos chegou a Vitória no dia 28 de junho de 1859 a bordo do navio São Matheus, procedente do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, e para onde se dirigiam as embarcações oriundas de diversos países que exportavam imigrantes.

Caravela

O embarque ocorreu no porto de Hamburgo, no navio Eleonore, em 27 de abril. O grupo, composto por 117 colonos, que assinou contratos para trabalhar no Espírito Santo momentos antes do embarque, chegou ao Rio de Janeiro no dia 26 de junho.

Descendentes, agora mais orgulhosos, em busca por informações das origens dos seus antepassados, recebem documentos do Projeto Imigrantes do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

E para relembrar esse momento histórico, um grupo de descendentes, representantes de vários municípios de colonização pomerana, vai embarcar em uma caravela, que foi construída especialmente para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, para fazer uma representação do momento mais esperado pelos antepassados: a entrada na baía de Vitória e o desembarque definitivo em terras capixabas.

O embarque vai acontecer no cais da Enseada do Suá às 13 horas; a chegada ao porto está prevista para as 14 horas, em frente ao Palácio Anchieta, para onde os integrantes seguirão para a cerimônia oficial. Grupos de danças típicas estarão posicionados na escadaria Bárbara Lindenberg para recepcionar os “imigrantes”, juntamente com mais 60 trombonistas que estarão executando músicas folclóricas em frente à sede do Governo do Estado.

A cerimônia vai contar com uma apresentação de dados históricos sobre a cultura pomerana e um momento religioso. Em seguida serão entregues a diversos homenageados o Registro de Entrada de Imigrante e o Quadro Histórico alusivo aos 150 anos da imigração pomerana, produzidos pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Em seguida o governador Paulo Hartung assina a Lei que cria o Dia Estadual da Imigração Pomerana, a ser comemorado na data de 28 de junho, e ordem que autoriza o edital para o asfaltamento da estrada que liga os municípios de Itarana a Laranja da Terra, também colonizados por pomeranos.

As apresentações culturais ficarão por conta dos concertinistas e de um coral de professores que ensina a língua pomerana aos descendentes, acompanhado pela banda dos trombonistas. Dezenas de grupos de danças típicas também estarão presentes ao evento e, na oportunidade, farão uma apresentação coletiva na praça em frente ao Palácio Anchieta. Ao final da cerimônia, os participantes poderão saborear os produtos da culinária pomerana que são produzidos pelos familiares no interior do Estado.

Programação continua no interior

As comemorações vão continuar nos municípios do interior do Estado ao longo do ano. Nos dias 27 e 28, dia do aniversário, os eventos vão se concentrar em Santa Maria de Jetibá, onde será inaugurado um monumento alusivo aos 150 anos, entre diversas atrações culturais. Na região está concentrada a maioria dos descendentes de pomeranos no Espírito Santo.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho