* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Na última sexta-feira (20), uma ponte do bairro Bicuíba, em Venda Nova, amanheceu com três das quatro toras de madeira serradas pela metade. A Secretaria de Obras da Prefeitura registrou um Boletim de Ocorrência na polícia. Acredita-se que o suspeito seja um morador em protesto à não substituição da antiga madeira na obra.
A obra começou depois que a cabeceira da ponte cedeu. A Prefeitura fez um escoramento com sacos de areia e estava repondo o madeirame por cima da ponte com as mesmas travessas, consideradas de bom estado pela Secretaria de Obras.
As toras são passagem para moradores do outro lado do rio e correm risco de ceder caso não sejam retiradas. Segundo populares, as madeiras foram colocadas na última quarta-feira (18). A maioria dos moradores têm usado um atalho provisório no terreno de um vizinho.
Estava até satisfeita que uma nova ponte ia sair e alguém que também achou que a madeira era velha a cortou, disse a dona de casa Alenita Catarina Valle dos Santos, de 60 anos.
Para o pedreiro Alaor Gonçalves Viana, 49, também morador do bairro, a estrutura deve ser mais forte para suportar o trânsito de veículos. Já vi muito caminhão passando por sobre a ponte. Era preferível uma outra estrutura sem ser a antiga.
A assessoria da Prefeitura de Venda Nova informou que o caso está sob investigação para apurar as responsabilidades. Enquanto isso, a obra está paralisada. Ainda de acordo com a Prefeitura, ninguém se manifestou contra o serviço na ponte antes do episódio da última sexta-feira. A obra só pode continuar depois de concluído o inquérito policial.