Uma eleição promete mobilizar os moradores de Castelo. Mas não se trata de concorrência para cargo público, concurso de beleza ou algo parecido. O que estará em disputa é o título de maravilha do município.
A população poderá votar por meio da Internet, no site oficial da cidade, ou em urnas itinerantes que vão funcionar em pontos estratégicos. A disputa envolve prédios históricos, monumentos naturais e manifestações coletivas como os tapetes de Corpus Christi.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo. A secretária Lúcia Ambrosim explica que, além de trabalhar a autoestima dos castelenses, a proposta é divulgar e valorizar os atrativos da cidade.
A ideia é envolver a comunidade, de forma que os moradores se apropriem desses prédios e monumentos e colaborem com a preservação, frisa. Como a cidade tem dezenas de candidatos potenciais ao título de maravilha, coube ao Conselho Municipal de Cultura, empossado na última semana, a tarefa de selecionar 20 participantes. Essa lista será apresentada no site oficial da Prefeitura de Castelo no próximo dia 1º.
Já nesse dia, os moradores poderão escolher. As sete mais votadas serão eleitas Maravilhas de Castelo. Haverá um Dia D para mobilização da comunidade, previsto para 18 de setembro.
Entre 1º e 4 de outubro, as maravilhas serão apresentadas à população, em banners gigantes, durante a feira regional do agroturismo.
A dona de casa Cirlene Zambom, 39 anos, aprova a iniciativa, mas diz que sete é pouco. Poderiam escolher mais. Castelo tem muito lugar bonito.
Para o comerciário Gilson Menegazzo, a eleição vai ajudar a divulgar pontos não conhecidos. Muita gente só conhece os tapetes, mas temos mais atrativos.
Conheça os concorrentes
IGREJA MATRIZ DE NOSSA
É tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) desde 1998. Inaugurada em 1965, fica no centro da cidade. O prédio foi construído no mesmo local da primeira Igreja Católica do município.
TAPETES DE CORPUS CHRISTI
Desde o começo da década de 60, os moradores enfeitam as ruas no Dia de Corpus Christi. A cada ano, a comunidade se supera na habilidade de misturar materiais recicláveis e naturais para enfeitar 1.200 metros de ruas e avenidas no entorno da Matriz.
CACHOEIRAS
Castelo tem dezenas de cachoeiras. Pelo menos oito foram indicadas para concorrer ao título de maravilha.
RAMPA DE UBÁ
A Rampa de Ubá tem 902 metros de altitude e 860 de desnível. Fica na localidade de Ubá, a 27 km do centro de Castelo. É considerada a mais bela do país e uma das cinco melhores. Frequentada o ano todo por pilotos do estado e de várias cidades do país.
FAZENDA DO CENTRO
Está localizada entre montanhas a 11 quilômetros do centro de Castelo. Tem este nome devido à sua posição geográfica e também pelo fato de te sido uma das principais forças sócio-econômicas da época.
GRUTA DO LIMOEIRO
Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.
PICO DO FORNO GRANDE
Localizada no Parque Estadual do Forno Grande, com 730 hectares. Foi criado em 31/10/1960 pelo decreto número 312/60. Possui 2.039 metros de altitude(algumas medições apontam 2.082 metros). De seu cume avista-se o mar. Ocupa uma área de aproximadamente 550 hectares.
Saiba como e onde votar
Internet– a partir do dia 1º de agosto, até o dia 20 de setembro, o público poderá acessar o site oficial do município de Castelo: www.castelo.es.gov.br
Escolha– Lá, a pessoa poderá escolher entre os 20 locais listados, entre construções e patrimônios, culturais, aquele que considerar o que mais representa a cidade de Castelo
Urnas– Até o dia 20 de setembro também vão funcionar urnas itinerantes no centro e no interior da cidade
* A GAZETA (texto de Rosângela Venturi- 26/07/2009)