* Leandro Fidelis
Moradores da Rua Ramiro Manuel Dias, no bairro São Pedro, em Venda Nova, estão preocupados com os dois postes de troncos de árvore que iluminam a via e estão ligados aos padrões de energia das residências. Um deles está com a base corroída e começou a inclinar, correndo risco de cair sobre as casas, uma delas também de madeira.
O agente de viagens Paulo Jaretta, 45, afirma que protocolou reclamação na Escelsa há três meses e até agora não foi atendido. Ele é proprietário de um prédio com três apartamentos, onde usar o chuveiro é um verdadeiro transtorno.
O padrão da minha casa não foi ligado a esse poste porque, segundo a Escelsa, deveria ser trocado por um de concreto. Toda vez que minha família e meus inquilinos precisam tomar banho, é preciso combinar horário para o relógio de energia não desarmar. Está ficando insustentável, diz Paulo.
Os postes foram instalados há pelo menos 25 anos e nunca houve preocupação em trocá-los. A dona de casa Gilda Ribeiro Gimenez, 40, tem medo de que o poste caia sobre sua casa, onde vive com os filhos menores. Minha casa é de madeira e pode pegar fogo se der um curto circuito.
A Escelsa entrou em contato com nossa reportagem após transmissão ao vivo do bairro. Segundo a responsável pelo escritório local, a situação é de risco e os moradores deveriam ter procurado diretamente a direção, em vez de protocolar a reclamação no atendimento, já que neste caso o pedido leva alguns dias para chegar à chefia.
Uma equipe da Escelsa deve ir ao bairro ainda nesta semana analisar o problema e providenciar a troca dos postes.