Prazo de adesão ao Super Simples é estendido até 20 de fevereiro

A Secretaria da Receita Federal informou nesta quinta-feira (29) que o Comitê Gestor do Simples Nacional, o Super Simples, decidiu prorrogar para 20 de fevereiro os prazos de adesão ao programa para o ano-calendário 2009. Se o prazo não fosse alterado, ele terminaria nesta sexta-feira (30).

A extensão do prazo também vale, segundo a Receita Federal, para o pedido de parcelamento especial e pagamento da primeira parcela. A alteração das datas será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), informou o órgão.

O Super Simples, ou Simples Nacional, é a nova forma de tributação das micro e pequenas empresas brasileiras, que implica no recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos: IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS, ISS.

Motivo para prazo maior

De acordo com o Secretário Executivo do Comitê, Silas Santiago, a prorrogação dos prazos foi necessária diante das “profundas alterações” trazidas pela Lei Complementar 128, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 19 de dezembro.

Dentre as mudanças mais significativas introduzidas pela lei complementar, estão a inclusão de novas atividades no Simples Nacional, novo parcelamento especial para ingresso, redução da multa mínima do Simples e a formalização do Microempreendedor Individual (MEI).

Pendências

Outro objetivo da dilatação dos prazos, segundo Santiago, foi o de proporcionar um período maior de tempo às empresas que estão tendo dificuldades para regularizar as pendências apontadas quando da efetuação do pedido de adesão.

O órgão decidiu também ampliar até 20 de fevereiro o prazo para regularização das pendências apontadas quando do pedido de opção. Foram dilatados ainda para 10 de março o prazo para divulgação do resultado dos pedidos que apresentaram pendências, e para 13 de março o do vencimento da competência de janeiro de 2009.

Pedidos

Até o final desta quarta-feira (28), foram registrados 349.884 pedidos de adesão ao Super Simples. Destes, 95.252 foram deferidos e outros 233.134 se encontram pendentes de aprovação, por existência de débitos ou problemas cadastrais junto à RFB, Estados e Municípios. Do total dos pedidos 21.497 foram de novas empresas.

*Fonte: G1

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão