Amanhã encerra o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até ontem à noite, cerca de 3,2 milhões de pessoas haviam se inscrito – pouco mais da metade do esperado. Ainda assim, não há expectativa de que o prazo seja prorrogado. A dica, então, é não deixar a tarefa para a última hora.
Quem tiver problemas para acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – deve procurar outro provedor, seja em lan house ou na própria escola, para tentar o acesso. No Espírito Santo, quase 88 mil pessoas já se inscreveram para o exame, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro.
A prova
A prova terá 180 questões e uma redação, sendo 45 questões de cada área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O exame será feito de 13h às 17h30 no sábado, dia 3, e de 13h às 18h30 no domingo, dia 4.
Nos Estados que aplicam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – antigo supletivo -, a prova será substituída pelo Enem já a partir deste ano. Com isso, os alunos poderão obter a certificação de conclusão de curso por meio do novo exame.
Espírito Santo
No Espírito Santo, porém, nada deve mudar, já que o Estado não utiliza o Encceja para avaliação dos Jovens e Adultos. “Nós possuímos uma avaliação própria e não pretendemos substituí-la pelo Enem”, garantiu o secretário Estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha.
O Enem será utilizado, no Estado, em substituição à primeira fase do vestibular da Ufes, em substituição ao vestibular do Ifes – antigo Cefetes -, para seleção no programa Nossa Bolsa e para obtenção de certificado de conclusão para alunos do ensino médio da rede pública estadual. (Priscilla Thompson)
Para se inscrever: www.enem.inep.gov.br/inscricao
* Fonte: Gazeta Online