As pré-assembleias relativas ao exercício de 2008 do Sicoob Sul-Serrano, que pela segunda vez se concentram no início do ano, já começaram. A primeira foi terça-feira, em Afonso Cláudio. Ontem foi a vez de Laranja da Terra e hoje será a de Serra Pelada, distrito de Afonso Cláudio. O objetivo, de acordo com o presidente Cleto Venturim, é divulgar as informações localizadas. “Com as reuniões no início do ano podemos apresentar o balanço fechado e a evolução de cada agência em 2008 e de todo Sul-Serrano”.
O cronograma das pré termina no dia 5 de março, um dia antes da Assembleia Geral Ordinária, que acontece com os 100 delegados. No final de 2006, os delegados foram eleitos nas pré-assembleias, que até então aconteciam no final do ano. A partir de então, as pré-assembleias passaram para o início do ano seguinte ao Exercício para que os balancetes apresentados estejam completamente fechados.
Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, lembra que em 2007, pela primeira vez na história do Sicoob Espírito Santo, o capital social do associado foi remunerado, com o pagamento de 12% de juros ao ano. Este ano repetiu a dose e o pagamento já foi feito em dezembro na conta capital de cada associado, no valor proporcional a integralização de cada um.
A evolução do Sicoob Sul-Serrano acompanha o crescimento do sistema no Estado. “Nos três últimos anos, na média, o Sicoob dobrou de tamanho. Em dezembro de 2006 eram pouco mais de 8 mil associados e fechamos dezembro com quase 16 mil. Os empréstimos cresceram na mesma proporção. Em alguns pontos, até superamos o crescimento do Sicoob Espírito Santo, avalia Venturim.
“Nos três últimos anos, o Sicoob Sul-Serrano dobrou de tamanho. De acordo com Cleto Venturim, presidente, em dezembro de 2006 eram pouco mais de 8 mil associados e, em dezembro de 2008, quase 16 mil. O aumento da adesão fez com que as assembleias fossem seccionadas por agências”.
* Fonte: Folha da Terra