Prefeito de Castelo inelegível por três anos

O TRE livrou da cassação, por quatro votos a dois, o prefeito de Castelo, Cleone Nascimento (PT). O petista era acusado de abuso de poder, ao beneficiar uma propriedade particular com uma máquina da prefeitura.

Apesar de não acharem que o caso merecia a pena de cassação, os magistrados entenderam que houve um certo abuso de poder, e por isso, aplicaram uma multa e tornaram Cleone inelegível por três anos. Ele pode recorrer da decisão.

A coligação adversária pedia a perda do mandato do prefeito reeleito, no entanto, segundo a assessoria de imprensa do TRE, a fundamentação legal do pedido não resultaria na cassação de Cleone, mas sim em uma multa com o valor a ser determinado na publicação da decisão no Diário Oficial do Estado.

O grupo derrotado no pleito alega que o prefeito utilizou a máquina pública com fins eleitorais. De acordo com a denúncia, ele teria cedido uma moto-niveladora da prefeitura para uso em um terreno particular – o pátio de uma empresa sediada em Castelo.

Em dezembro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se mostrou favorável pela decretação de inelegibilidade do prefeito. Já o juiz eleitoral de Castelo, Marcio Nunes da Rosa, havia julgado improcedente a ação de investigação eleitoral contra Cleone Nascimento, movida pela coligação adversária, encabeçada pelo candidato Jair Ferraço (PSB).

Após a publicação da decisão, Cleone terá um prazo de três dias para apresentar recurso no TRE e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A relatora do processo é a juíza eleitoral Eloá Mattos.

* Texto do “Gazeta Online” (18/03/2009)

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante