Cidades

Prefeitos conhecem Programa Sem Lixão

A Prefeitura de Castelo sediou encontro de 31 prefeitos da Região Sul Serrana e Litoral Sul, em que foi apresentado o Programa Sem Lixão, do Governo do Estado, que prevê a deposição de todo o lixo produzido no Espírito Santo em aterros sanitários até o ano de 2010. Representantes da sociedade organizada e do Ministério Público também comparecem ao evento.

Após explanação do projeto pelo Secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Humano Rodrigo Chamoun, os prefeitos, vice-prefeitos, ou seus representantes saíram do encontro com uma minuta do Protocolo de Intenções para ser avaliada pela Assessoria Jurídica das Prefeituras.

O objetivo é que após análise seja encaminhado projeto de lei à Câmara Municipal para que autorize o município a fazer parte do consórcio que prevê o “Sem Lixão”. Em nova reunião, desta vez no dia 3 de março, com a presença do governador Paulo Hartung, no Palácio da Fonte Grande, os prefeitos deverão devolver o Protocolo de Intenções assinado.

Rodrigo Chamoun informou que pela proposta inicial serão construídas quatro Estações de Transbordo (ET) no Litoral Sul: em Apiacá, Mimoso do Sul, Iconha e Anchieta. O Aterro Sanitário (AS) ficará entre Piúma, Itapemirim ou Marataízes. O local ainda não foi definido.

Já na Região Sul Serrana as Estações de Transbordo seriam em Alegre, Iúna e Conceição de Castelo. O AS seria em Cachoeiro de Itapemirim. “ Estes locais foram apontados a partir de um pré-estudo. Ainda vamos contratar um estudo executivo que pode apontar locais alternativos”, informa Rodrigo Chamoun.

Rodrigo Chamoun conheceu também o Projeto Reciclando Vida, de coleta seletiva, implantado pela Prefeitura de Castelo, em que 18 catadores fazem a coleta seletiva na área urbana do município e depositam num galpão alugado pela Prefeitura, que custeia as despesas de água, luz e telefone e disponibiliza dois servidores para assistência aos catadores, que ganham de acordo com o volume arrecadado, mas nunca recebem menos que um salário mínimo.

Saiba Mais:

– Segundo dados iniciais levantados pelo pré-estudo do Governo do Estado, a Região Sul Serrana (16 municípios) produz 11.993 toneladas de resíduos por mês, e a Litoral Sul (15 municípios) produz 9.613 toneladas no mesmo período.

Quem compõe cada região:

Região Sul Serrana: Castelo, Alegre, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guacui, Ibitirama, Irupi, Iúna, Ibatiba, Muniz Freire, Venda Nova., Jerônimo Monteiro.

– Região Litoral Sul: Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Anchieta, Guarapari, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Alfredo Chaves, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Vargem Alta, Iconha.

O que é o “Sem Lixão”

– O Programa Sem Lixão prevê a construção de quatro aterros sanitários, e de três a quatro estações de transbordo(responsável pelo recebimento dos resíduos para posterior encaminhamento ao aterro sanitário) nas regiões Doce Oeste, Litoral Sul, Região Sul Serrana e Regiões Metropolitana e Doce Oeste.

– As obras, com custo estimado de R$ 12 milhões por região, ficarão a cargo do Governo do Estado, que fará a concessão dos serviços. A concessionária ficará responsável pelo transbordo até o aterro.

– Aos municípios caberá a coleta e transporte do resíduo até a estação de transbordo. A previsão de gastos é de 1% do orçamento com o serviço.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Castelo

Confira mais Notícias

Primeiro distrito turístico do Espírito Santo está localizado nas Montanhas Capixabas

Morre Lúcio Lívio Fores de Castro, pesquisador que ajudou a construir o agro capixaba

Livro alerta para sinais ignorados dentro de casa e acende debate sobre negligência emocional

Mais de 200 vagas de emprego abertas em Venda Nova e região. Confira!

Produzida na região Serrana, tilápia a R$ 19,90 chega às peixarias da Grande Vitória na Semana Santa

MEIs poderão ser contratados pela Prefeitura de Venda Nova para prestação de oito tipos de serviço

Encontros com Produtores Rurais do Sicoob ampliam acesso à tecnologia

Trecho da BR 262 em Venda Nova é parcialmente interditado após parte da pista ceder