* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A Prefeitura de Conceição do Castelo, Região Serrana do Estado, vai demitir pelo menos 30 funcionários até a próxima segunda-feira (5).Ontem, mais da metade desse quadro foi desligada da municipalidade. Hoje ocorreram mais demissões na Secretaria de Educação. O prefeito Rogério Gava alega cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF.
As contratações ocorreram ainda na administração anterior em todos os setores do Poder Executivo. Foi feito um processo seletivo, e as contratações ultrapassaram o índice de pessoal permitido pela lei, que é de 54%.
De acordo com o secretário de Administração, Abel Nascimento, foram realizadas reuniões individuais com os funcionários para explicar as razões das demissões. A Prefeitura está conduzindo o processo de maneira honesta. Todos estão cientes das razões. Com a crise, nossa receita sofreu queda de 30% e perdemos importantes recursos do governo federal.
Ainda segundo o secretário, essa não é a única medida para conter despesas na Prefeitura de Conceição. Cortamos gratificações, horas extras…
Para aumentar a arrecadação, o município promove campanhas internas de IPTU, IPVA e bloco de produtor rural. Também aguarda o término da promoção do Imposto sobre Produtos Industrializados- IPI pelo governo federal. O governo enjetou dinheiro para promover o financiamento de carros, e perdemos receita com isso. Esperamos que agora os recursos voltem a aumentar, diz Abel.