A falta de chuvas já está fazendo com que as cidades alertem a população sobre o risco da escassez de água. A Prefeitura de Conceição do Castelo fez um comunicado em sua página na internet alertando para a seca que assola a região e pedindo aos moradores que economizem água. Em comunicado, a prefeitura informou que o "Poder Executivo já está fazendo a sua parte e tomando para as providências com relação ao consumo de água para a lavagens de ruas, avenidas e carros oficias e entre outros".
A prefeitura pede ainda que os moradores economizem água no dia a dia. "Dos 78 municípios capixabas, muitos deles já estão com racionamento devido à falta de água", alerta o comunicado.
Afonso Cláudio vive uma situação ainda mais crítica, que levou a prefeitura a decretar estado de emergência. Segundo o documento, publicado em 16 de setembro, as chuvas na cidade nos últimos meses foram muito abaixo do esperado e nascentes e rios estão secando no município. Isso afeta o armazenamento de água e causa problemas no abastecimento para o consumo humano e animal. O prejuízo na cidade por conta da falta de chuvas, segundo o decreto, já chega aos R$ 29,5 milhões.
Afonso Cláudio decreta estado de emergência por causa da seca
Veja as recomendações da Defesa Civil de Conceição do Castelo para economizar água:
– Tomar banhos mais curtos, de 5 ao invés de 10 minutos, ajuda a economizar de 30 a 60 litros de água;
– Não jogar lixo no vaso sanitário pode economizar em torno de 6 a 12 litros de água por descarga;
– Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes, economiza de 3 a 10 litros de água;
– Fazer a barba no espelho ao invés de barbear-se durante o banho pode economizar de 18 a 33 litros de água;
– Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água;
– Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Não fechar a torneira durante a escovação gasta 10 litros;
– Uma pessoa que abre a torneira o tempo todo quando lava a louça pode gastar em torno de 112 litros de água. Se a cuba da pia for fechada e enchida com água, e com essa água a louça for ensaboada e enxaguada, o consumo de água cai para 10 litros;
– Torneiras que gotejam precisam ser consertadas: elas pode desperdiçar de 60 a 16,5 mil litros por mês, dependendo do vazamento.
– Lavar carro com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
– Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura. Usar aquela "vassourinha hidráulica" para limpar a calçada não está com nada: em 15 minutos, o desperdício de água chega a 280 litros.
Fonte e foto: PMCC