Prefeitura de Venda Nova divulga recomendações para prevenção da febre maculosa

 

Em atenção às notícias sobre o aumento de casos da febre maculosa no Estado, ocorrido nas últimas semanas, a Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da prevenção contra picadas de carrapato, principal fator de transmissão da febre maculosa nos seres humanos.   

 

A febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria “Rickettsia rickettsii”, possui sintomas que podem ser facilmente confundidos com a dengue, como: febre alta, dor de cabeça e muscular, enjoo e manchas na pele. Por isso a necessidade de estar atento a possíveis picadas do aracnídeo. No entanto, Para haver transmissão da doença, o carrapato precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. 

 

A Prefeitura de Venda Nova, recomenda aos moradores, trabalhadores e, ou turistas, que estiverem passando por qualquer área vegetada, principalmente perto de rios e matas com presença de animais silvestres, fiquem atentos:

 

Prefira andar nas áreas com mais sol quando estiver sob as árvores. Carrapatos gostam de ficar na sombra, grama, galhos, folhas de plantas e árvores. Evite se embrenhar no mato e diminua os riscos de ser picado. 

 

Afaste-se dos esconderijos. Essa espécie adora ficar em montes de folhas em decomposição. Portanto, é melhor não pisar ou sentar perto desses lugares. 

 

Fique longe do mato alto. Os carrapatos costumam ficar sobre a grama ou vegetação alta à espera do hospedeiro (humanos ou animais). Ao passar ou esbarrar nas plantas eles podem grudar em você. 

 

Procure por lugares ensolarados. Isto vai reduzir os riscos de que insetos grudem e piquem sua pele, pois eles buscam refúgio em locais molhados e mais escuros.

 

Prefira camisetas de mangas longas e calças compridas. Assim, reduzirá as chances de ser picado, pois a pele está coberta e vai dificultar o ataque, ainda que algum parasita consiga entrar por baixo do pano. 

 

Use um chapéu. Proteja a cabeça com um boné ou lenço. 

 

Mantenha os cabelos presos. Use rabo de cavalo, coque ou trança e mantenha as madeixas seguras para evitar "varrer" as plantas ou outros esconderijos dos insetos e levá-los com você.

 

Escolha roupas "solares". É mais fácil achar os carrapatos em tecidos que reflitam a luz.

 

Descubra o repelente certo. Nem todo produto é eficaz contra carrapatos. Leia a bula para ter certeza de que vai funcionar.

 

Não esqueça dos sapatos. Passe o repelente em spray dentro e fora dos calçados para diminuir o risco do ataque dos carrapatos que estão no solo. 

 

Trate roupas e tecidos com repelentes que contenham permetrina. Ela tem alto índice de eficiência para repelir e matar os carrapatos, mas fique atento, pois não é seguro aplicar diretamente sobre a sua pele. E no tecido tem duração maior, mesmo depois de algumas lavagens.

 

Não use o seu repelente no cachorro. Pets têm produtos específicos para eles. Antes de comprar verifique se é seguro para aplicar no seu bichinho. 

 

E o mais importante: evite lugares que possam ter infestação de carrapatos! Mas se você passou por algum lugar com possível infestação de carrapato, siga os seguintes passos: 

Assim que chegar em casa, cheque se o cão, amigos ou você "pegaram" carrapatos. Como tal parasita transmite doenças muito perigosas, verificar se alguém está infestado reduz os riscos de contaminação. Olhe nos seguintes lugares:

·Embaixo dos braços, axilas e atrás dos joelhos.

·Dentro do umbigo.

·Ao redor da cintura.

·Entre as pernas.

·Ao redor das orelhas.

·Um espelho de mão ou de corpo inteiro facilita na busca pelos carrapatos.

 

Tome um banho assim que puder.

Retire qualquer parasita que esteja nas camisetas, calças, meias e lingerie. Use um pedaço de fita crepe ou durex e colete os insetos, que não estão grudados, com o lado da cola. Depois dobre o pedaço adesivo com o bicho dentro, feche bem e jogue no lixo.

Extraia carrapatos grudados. Para se livrar dos insetos presos à pele use uma pinça pontiaguda para pegar o bicho. 

Avisos

·Ao matar um carrapato com as mãos limpas, você pode se contaminar com as doenças transmitidas pelo parasita. Sempre use uma ferramenta (pinça) para ajudar a tirar o inseto, e lembre de lavar as mãos após acabar a “caçada”.

·Siga cuidadosamente as instruções de uso dos repelentes.

·Não aplique diretamente na pele produtos à base de permetrina. Utilize apenas nas roupas fabricadas com ele ou nas que você borrifou.

·Consulte o médico pediatra ou o veterinário antes de usar o produto em gestantes, crianças e animais de estimação.

Confira mais Notícias

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos