Na última semana a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) pedido de adesão para participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A proposta é que o programa seja implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caxixe em 2020. A solicitação do Município passará por análise de escolha do Governo Federal.
Ao pleitear a vaga a Prefeitura deve seguir algumas etapas, entre elas a realização de consulta pública para verificar a aceitação do modelo por pais, professores, alunos e quadro de apoio da escola. Segundo a gerente da Secretaria Municipal de Educação, Sirlene Maria Ferreira Augusto Mazzocco, o município irá realizar uma audiência para dialogar com a comunidade escolar do Caxixe. Nesse momento serão esclarecidas dúvidas e apresentados detalhes do modelo.
“O intuito é que a comunidade esteja a par do maior número de informações sobre o programa para ter embasamento na hora de votar a favor ou contra a implantação do mesmo”, explica Sirlene. A consulta pública e a audiência ainda não têm data definida, mas devem acontecer nos próximos dias.
“Nós manifestamos interesse pelo programa buscando uma educação de mais qualidade e melhores resultados. Ainda não temos nada decidido, primeiro vamos ouvir e dialogar com a comunidade escolar e autoridades”, explica o prefeito Paulinho Mineti.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa. O modelo de gestão é baseado nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A gestão será baseada em colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Mais informações sobre o Programa, acesse: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br.
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.