
O Espírito Santo tem enfrentado problemas por causa das chuvas recentes. Venda Nova do Imigrante não foi tão afetada quanto outras cidades. A Prefeitura trabalha na desobstrução de estradas rurais que tiveram a passagem interrompida por deslizamentos de terra e presta assistência a quem teve prejuízos. A solidariedade da comunidade é o grande destaque neste momento de dificuldades.
Em todo o Município, seis pessoas estão desalojadas e recebem apoio da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Assistência social tem prestado auxílio a pessoas que tiveram casas invadidas pela água. “Nós estamos acompanhando e prestando auxílio. Também temos contado com as doações da comunidade”, explica Fabíola Falqueto, titular da Secretaria. Moradores de São João de Viçosa, Bicuíba e Bananeiras tiveram suas residências alagadas.
Além dos transtornos causados pelo aumento de nível do rio, as estradas rurais foram muito afetadas. O acesso à localidade de Alto Bananeiras chegou a ser interrompido no último sábado (25), mas a situação foi resolvida pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana.
Nesta segunda-feira, a desobstrução e limpeza de locais atingidos por lama continuam. “Tivemos bloqueios de acesso em várias partes do Município. Estamos trabalhando para limpar e liberar as estradas novamente”, comenta Alexandre Filete, secretário de Obras. Uma escavadeira recebida recentemente pela Prefeitura teve os processos burocráticos acelerados e já foi disponibilizada para utilização nos serviços para a população.
Solidariedade marca presença
A preocupação com o próximo, mais uma vez, fala mais alto. A Prefeitura recebeu quatro crianças do abrigo de Vargem Alta, que sofreu grandes perdas com a chuva. A comunidade venda-novense também tem mostrado grande apoio à campanha para receber e distribuir doações para os necessitados locais e de fora do Município.
A campanha vai continuar nos próximos dias e o ponto de coleta é o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão). Você pode ajudar doando alimentos, material de limpeza, colchões, toalhas de banho, roupas e fraldas, dentre outros itens.
O que doar?
Produtos de higiene pessoal: sabonete, shampoo, condicionador, creme dental, escova de dentes, absorvente, fraldas, papel higiênico;
Material de limpeza: vassoura, rodo, desinfetante, sabão em pó, palha de aço, baldes;
Alimentos de consumo rápido: biscoitos, pães, leite
Água e colchões
Pontos de entrega
Sede: Polentão – 08h às 17h
São João de Viçosa: Unidade de Saúde – 12h às 16h
Alto Caxixe: Unidade de Saúde – 12h às 16h
Vargem Grande: Unidade de Saúde – 12h às 16h.
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.