A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana- Coopeavi irá premiar os melhores cafés arábica produzidos no Espírito Santo e em Minas Gerais, por meio do Prêmio Pio Corteletti Arábica. Além da tradicional premiação do grão descascado também serão premiados os cafés naturais mineiros. Serão distribuídos mais de R$30 mil. As inscrições podem ser feitas em uma das filiais da cooperativa até o dia 13 de novembro.
Essa é uma oportunidade de conhecer os cafés diferenciados. Para os produtores é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano em prol da qualidade. Além da premiação em dinheiro, os cafeicultores, que se inscreverem e se enquadrarem no padrão mínimo estabelecido no regulamento, com nota acima de 80 (categoria descascado) e 75 (categoria natural), receberão um ágio de R$ 30 por saca.
O concurso premia duas categorias de cafés em Minas, cereja descascado e natural. O objetivo é abranger todos os produtores que buscam por meio do manejo agregar valor ao seu produto. “Pela primeira vez vamos premiar os melhores cafés naturais em Minas Gerais, a região que atuamos existe bons cafés, mas os produtores ainda não despolpam, por isso, vamos incentivar a qualidade entre esse grupo de cafeicultores também”, afirma João Elvídio, gerente de Mercado de Café da Coopeavi. No Espírito Santo, serão premiados os melhores cafés na categoria cereja descascado.
| AssCom Coopeavi |
|
|
Para participar do Prêmio Pio Corteletti Arábica, o produtor precisa ser cooperado da Coopeavi e possuir um lote com volume no mínimo de cinco sacas e no máximo 30 sacas de café beneficiadas com 60 quilos cada. Todos os grãos devem ser preparados por via úmida (categoria cereja descascado), natural (categoria natural) e não serão aceitos cafés brunidos. Os padrões mínimos exigidos ainda são: peneira 15 acima, com tolerância de cinco por cento de vazamento, cor verde uniforme e até 12% de umidade. Na categoria de cereja descascado serão aceitos os cafés tipo 2/3 Classificação Oficial Brasileira (COB), com até 26 defeitos, já na categoria natural serão aceitos cafés tipo 4/5 COB, com até 46 defeitos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro em uma das filiais da cooperativa que possuem ponto de compra de café. As amostras passarão por análise sensorial. A comissão de julgamento contará com três profissionais devidamente reconhecidos na área de classificação e degustação de café, sendo um membro da Coopeavi e os demais membros externos e independentes. A lista com os nomes dos 10 finalistas de cada categoria, em ambas etapas (MG e ES), serão anunciados no dia 25 de novembro.
Os dez melhores grãos, cinco da categoria natural e cinco da categoria cereja descascados, da etapa mineira serão conhecidos no dia 4 de dezembro em Minas Gerais. Um dia após, será a vez de conhecer os melhores cafés do Espírito Santo, dia 5 de dezembro.
O regulamento do concurso de qualidade do café arábica, Pio Corteletti Arábica, está disponível no site da cooperativa (www.coopeavi.coop.br).