Preparem os casacos: segunda quinzena de maio terá ar polar forte para o Brasil

A frente fria que avançou sobre o Brasil no fim semana do Dia das Mães não trouxe muito chuva, mas sua massa polar impactou a América do Sul com moderada a forte intensidade. Foi a primeira massa polar que conseguiu dar um “ar outonal”  e esfriar a Argentina, o Paraguai, o Uruguai, a Bolívia e o Brasil.

 

No Brasil, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia dentro desta massa de ar polar foi 2,4°C em Caçador, no planalto de Santa Catarina, no dia 13 de maio. Também merece destaque a temperatura abaixo dos 10°C que em Mato Grosso do Sul, com 9,6°C em Rio Brilhante e 9,8°C em Amambai.

 

As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco registraram recordes de menor temperatura máxima ou mínima de 2018 durante a passagem desta massa de ar polar.

 

Bloqueio atmosférico rompido

 

A efeito mais importante da frente fria do fim de semana do Dia das Mães foi começar a romper a bloqueio atmosférico da forte massa de ar quente e seco que predominou sobre o Brasil na segunda quinzena do mês de abril.

 

A primeira quinzena de maio foi marcada por tempo seco e calor no centro-sul do Brasil. A segunda quinzena do mês terá várias frentes frias que vão influenciar não apenas a Região Sul, mas também o Sudeste, o Centro-Oeste e até o Norte do Brasil. Estas frentes frias vão trazer chuva e mais ar polar para baixar a temperatura deste maio quente, até agora.

 

Os mapas mostram de forma esquemática como o ar polar deve avançar sobre o Brasil nos próximos dias, comparado com o que ocorreu no fim de semana de 12 e 13 de maio.

 

 

Esquema do ar polar da frente fria de 11 a 13 maio de 2018

 

 

Esquema do ar polar da frente fria de 15 a 18 de maio

 

 

 

Esquema do ar polar da frente fria de 18 a 21 de maio

 

 

Frio intenso

 

A frente fria que vai atuar entre os dias 18 e 21 de maio de 2018 traz uma massa de ar polar forte e que vai avançar novamente pelo norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, como a massa de polar de 12 e 13 de maio. Mas o ar polar depois do dia 20 de maio será muito mais intenso.

 

 

Geada

 

É possível que a temperatura fique abaixo de zero na Região Sul do Brasil e pela primeira vez este ano, após o dia 20, será preciso considerar a possibilidade de geada forte no Sul do país.

 

A chance de gear na Grande Curitiba, no sul de São Paulo, em áreas do Sul de Minas e até do sul de Mato Grosso do Sul não pode ser completamente descartada depois de 20 de maio.

 

 

Ar polar no interior do Brasil

 

A expectativa é de que o ar polar se espalhe pelo interior do Brasil e chegue novamente a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas. Mas desta vez, mesmo que de forma suave, o vento frio de origem polar poderá ser sentido até na divisa entre Mato Grosso, o Pará e o Tocantins, além do Espírito Santo e na divisa de Minas Gerais com a Bahia.

 

Ciclones extratropicais

 

Pelo menos no período de 19 a 25 de maio de 2018, vários ciclones extratropicais devem ser observados na costa da Região Sul e de parte da Região Sudeste. A presença dos ciclones no litoral do Sul e do Sudeste vão deixar o mar agitado e ajudar a “represar” o ar polar sobre o interior do continente.

 

 

Fonte: Climatempo

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado