Presépio animado é doado para Venda Nova do Imigrante

 

 

A quarta-feira (16) foi um dia especial para Venda Nova do Imigrante. O Presépio Caminho da Luz, criado pelo salesiano Agostinho Bastianello, foi doado ao Município e passou a ser um bem que pertence a todos. A obra é animada por roldanas, motores e cabos e levou anos para ser concluída. Agora, pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

 

O presépio conta várias etapas da vida de Jesus, do anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria até a ressurreição de Cristo. Tudo é exibido com narração e trilha sonora em 15 painéis com imagens que se movimentam. Um trabalho feito com carinho, cuidado e colaboração de muitas pessoas.

 

 

“Eu gostava de fazer. Sempre gostei. Muita gente me ajudou, porque eu sozinho demoraria muito mais. Muitos ficavam até a noite ajudando e o professor nunca reclamou! Eu até agradeço a esse professor que não reclamava do nosso barulho”, brincou Agostinho sobre a época em que a peça estava em construção, ainda em uma sala desativada na escola Fioravante Caliman.

 

Legado para a cultura

 

 

Durante a solenidade de transferência, cheia de emoções, o prefeito Braz Delpupo lembrou a importância de tornar o presépio acessível a todos. “É um dia histórico para Venda Nova. Sempre tive muito contato com o seu Agostinho e um dos maiores motivos é essa obra de arte que ele construiu. É algo complexo e que dificilmente se encontra. Nós vamos conservá-lo e deixá-lo neste lugar para que muitas pessoas possam conhecer esse trabalho”, comentou o prefeito.

 

O presidente da Fundação Máximo Zandonadi, João Fábio Zandonadi, falou de gratidão a Agostinho como artista e professor. “A Fundação é muito grata a ele. Queremos parabenizá-lo pela pessoa que é, pela sua simplicidade e pelo exemplo que sempre nos deu”, comentou João Fábio, que aproveitou para lembrar histórias da época em que era aluno de música do salesiano.

 

O presépio já pode ser visitado por moradores e turistas de 9h às 15h nos dias úteis. Grupos devem agendar a visita pelo telefone (28) 3546-6105. O Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi fica no bairro Vila Betânea. 

 

Fonte e fotos: Ascom PMVNI

Confira mais Notícias

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova