* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
O agente publicitário José Corrêa Barcelar, de 44 anos, foi preso nessa quarta-feira (20), em Venda Nova do Imigrante, acusado de extorquir empresários ao se passar por fiscal dos ministérios do Trabalho e da Fazenda.
De acordo com a polícia, ele aplicava o golpe comercializando anúncios publicitários para uma revista de Vitória, com cobertura de eventos da Justiça do Trabalho. O acusado argumentava que a veiculação do anúncio na publicação isentaria as vítimas da fiscalização. Ele trabalhava na revista há cinco anos, mas os proprietários declararam desconhecer o golpe.
Em Venda Nova, pelo menos quatro pessoas foram extorquidas, duas ontem, pagando valores entre R$ 1.000 e R$ 3.000,00. Alguns chegaram a ser ameaçados.
Ao desconfiar do golpe, uma contadora que trabalha para os empresários pediu aos clientes para avisarem a polícia quando o golpista voltasse à cidade para concluir os contratos de publicidade.
“Ele garantia ao anunciante assessoria jurídica e apoio do Ministério do Trabalho, bastando uma ligação para ele”, afirmou a delegada titular, Maria Elisabete Zanoli.
A Polícia Civil acredita que José Corrêa aplicou o mesmo golpe em todo o Estado, mas nada foi apurado ainda nas investigações. Ele foi autuado por extorsão e encaminhado para o Presídio de Viana à disposição da Justiça.