* Leandro Fidelis
Foi preso na manhã de hoje (16) o principal suspeito de matar o veterinário Paulo Henrique Ribeiro, de 44 anos, em outubro deste ano. A.P.P, 27, foi preso em casa, em Venda Nova do Imigrante. Ele já tinha uma condenação de 20 anos de prisão por ter assassinado um homossexual em Guarapari. Cumpriu um terço da pena e saiu sob condicional em abril de 2012. A Polícia chegou ao suspeito depois de investigar ligações dos celulares da vítima. O carro do veterinário ainda não foi localizado.
“Rastreamos os celulares da vítima e todas as ligações efetuadas e recebidas. Logo após o crime, o suspeito foi encontrado próximo ao local com os celulares da vítima” contou o delegado Vladson Bezerra Oliveira.
A.P.P confessou o crime em depoimento à delegada titular de Venda Nova, Maria Elisabete Zanoli, que auxiliou nas investigações. Foi nesse município que o veterinário Paulo Henrique Alves foi visto a última vez durante a Festa da Polenta.
De acordo com o acusado, ele matou porque não aceitou fazer sexo com o veterinário. Na noite antes do crime, A. trabalhou como segurança no Centro de Eventos de Venda Nova. Ao caminhar em direção à sua casa já pela manhã do domingo (06 de outubro), no bairro Providência, foi abordado pelo Celta branco conduzido por Paulo Henrique.
Segundo a delegada, o veterinário teria oferecido carona ao segurança, que acabou aceitando dar uma volta pela região com a vítima. O acusado contou ainda que os dois foram a um bar em Ibatiba, onde Paulo Henrique bebeu.
Em seguida, os dois saíram e, na volta para Venda Nova, na conhecida “Curva da Ferradura”, entraram em uma estrada vicinal, onde houve discussão. “A. diz que tentou se esquivar com um golpe da vítima e acabou dando um soco no peito que fez o veterinário desmaiar. Depois, ele diz que pegou uma garrafa pet com gasolina que estava no porta-malas e ateou fogo na vítima”, afirmou a delegada.
O delegado Vladson Bezerra ainda ressaltou que o carro de Paulo foi levado pelo suspeito no dia seguinte ao crime para a Grande Vitória. A.P.P foi encaminhado o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim.
O crime
O corpo do médico veterinário Paulo Henrique Ribeiro foi encontrado, ainda vivo, pegando fogo em 06 de outubro deste ano, em Ibatiba, na Região do Caparaó. Segundo informações de familiares, a vítima havia combinado de buscá-los em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e os levar para almoçar na Festa da Polenta.
Ele estava encapuzado, com as mãos amarradas e com o corpo em chamas. Como não havia nenhuma identificação, o veterinário foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro como indigente, e foi reconhecido pela família.