Previsão de chuva se confirma em várias cidades capixabas

A previsão da equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se confirma mais uma vez. Nessa quarta-feira (27), foram registradas chuva, trovoadas e queda de raios em várias regiões capixabas. E fevereiro, que foi seco em sua maior parte, se despede com tempo instável.

 

Em Iúna, depois de 23 dias sem chuva, um temporal nesta tarde de quarta-feira acumulou 44,6mm de precipitação entre as 15h e às 16h, na estação meteorológica do Incaper. Em apenas uma hora houve variação brusca de temperatura de 31,8°C para 18,5°C.

 

Em Alegre, depois de 20 dias de estiagem, nuvens carregadas provocaram pancadas de chuva no município do Sul capixaba. O equipamento que mede a precipitação (pluviômetro) registou acumulado de 5mm no intervalo de uma hora. “Não é um volume expressivo, mas devemos considerar que o município estava sem chuva há vários dias”, disse o coordenador da Meteorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira. A temperatura variou entre 32,1°C e 25,9°C.

 

Nuvens carregadas estão bem próximas à Região Metropolitana e provocaram chuva em alguns pontos da Grande Vitória. Na capital capixaba, parte dessas nuvens provocaram chuviscos. Em outras regiões do Estado, foram registradas pancadas de chuva e trovoadas. Logo no início da tarde, sensores de descargas atmosféricas apontavam queda de raios em algumas cidades das Regiões Sul e Serrana.

 

“A influência de uma frente fria sobre o mar, na altura da costa fluminense e o tempo abafado, já estão deixando as nuvens carregadas e organizando áreas de instabilidade em parte do Espírito Santo”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. Na Grande Vitória e também nas cidades do Noroeste e Nordeste que ficam ao sul do Rio Doce, as chuvas devem começar no período da noite. Há risco de chuva volumosa em alguns trechos dessas áreas.

 

Nesta quinta-feira (28), a extremidade de uma frente fria sobre o mar organiza nuvens carregadas, fazendo o sol aparecer entre muitas nuvens. Essa nebulosidade provoca chuva a qualquer hora nas Regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e áreas do Nordeste e Noroeste localizadas no vale do Rio Doce e ao sul dele, mas com maiores chances a partir da tarde. Essa chuva pode ser significativa em algumas cidades destas áreas e também no oeste da região Norte. Também chove a partir da tarde nas demais regiões capixabas, sendo que o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã. As temperaturas variam entre 15°C e 25°C na Região Serrana e vão de 20°C a 35°C nas demais regiões.

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado