A despeito da circulação de e-mails e de mensagens pela rede mundial de computadores referentes à operação dos radares da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, informamos que tais equipamentos somente são utilizados na presença de um agente policial, devidamente identificado, e no próprio nível da pista de rolamento (com a devida sinalização da fiscalização eletrônica).
Dessa forma, afirmações de que a Instituição estaria operando um radar oculto em uma residência localizada no Km 3 da BR 262 em Cariacica (Jardim América/Alto Lage) são improcedentes.
A câmera que, aparentemente, encontra-se instalada no local não possui qualquer relação com a PRF. Trata-se de um equipamento instalado por particular e que, por conta disso, não possui quaisquer implicações relativas à verificação de irregularidades no trânsito.
Cabe ressaltar que os equipamentos de controle de velocidade utilizados pela Instituição são operados conforme a legislação vigente pertinente e o objetivo, longe disso, não é o de flagrar infrações e sim o de, buscando reduzir a velocidade dos veículos, salvar e proteger vidas.
* Superintendência Regional