De 14 a 16 de março, será realizada a Primeira Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, no Orchidário Villaggio d’Italia, localizado no km 96 da BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins. O evento vai reunir 20 expositores e premiar os mais exuberantes exemplares da flor pertencentes a orquidófilos de vários estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Aberto ao público, o evento contará com uma palestra do orquidófilo Luis Carlos Marquez Valentini sobre as técnicas de cultivo das orquídeas. Cerca de cinco mil pessoas devem visitar a exposição. A expectativa é que durante o evento sejam vendidas aproximadamente três mil orquídeas.
As espécies em exposição serão avaliadas por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie. A premiação se divide em catorze categorias: Cattleya Guttata Tipo; Cattleya Guttata Variedades; Cattleya Labiata Tipo; Cattleya Labiata; Cattleya Labiata Variedades; Cattleya Velutina; Cattleya Velutina Variedades; Micro Orquídeas; Botânica; Híbrido Asiático; Cattleya Híbrida; Voto popular; Raridades, e Melhor Planta da Exposição.
A Primeira Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia visa dinamizar a cultura da planta ornamental como alternativa de renda, além de contribuir para impulsionar o fluxo de visitantes à região de Pedra Azul.