Primeiro azeite de abacate do Espírito Santo é produzido em Venda Nova do Imigrante

Foto: Leandro Fidelis/Conexão Safra.

 

Os irmãos Jean e Maico Peterle, de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo, são de uma família com mais de quatro décadas de produção de abacate. Preocupados com o descarte da fruta sem a aparência valorizada pelos compradores, eles tiveram a ideia de aproveitar a polpa para criar o primeiro azeite de abacate do Estado.

 

Uma cunhada de Jean descobriu a novidade na internet e sugeriu ao produtor iniciar a produção. Os irmãos procuraram o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Venda Nova, para desenvolver o projeto, sob coordenação do professor Wilton Cardoso. Por se tratar de uma pesquisa complexa, foram necessários dois anos de estudo e intercâmbio com Minas Gerais, onde já existe o azeite de abacate.

 

Nesse período, Jean e Maico estruturam a agroindústria de quase 700 m² numa área antes dedicada ao cultivo de abacate na propriedade da família, em Alto Bananeiras, zona rural do município. A obra durou um ano e o espaço ganhou equipamentos de extração e tanques, os mesmos usados na produção do azeite de oliva. Segundo Jean, o investimento foi de mais de R$ 2 milhões.

 

Depois da agroindústria pronta, os Irmãos Peterle contrataram a cientista de alimentos Joice Romão, formada pelo Ifes local. Foram três meses de testes até a primeira extração comercial, neste mês, mas a dupla produziu um primeiro lote experimental de 900 litros em janeiro para testar a aceitação do produto entre amigos e familiares. O azeite ficou decantando um mês nos tanques e foi envasado em embalagens de 250 ml.

 

A agroindústria está operando com um terço da sua capacidade- média de mil litros por mês-, considerando um único turno de produção. São necessários 12,5 mil quilos de abacate para fabricar essa quantidade, numa proporção de 5 kg de polpa para cada 250 ml de azeite.

 

O processo é um pouco lento. Na primeira etapa, a massa fica batendo 1 hora a 50° C, depois, mais 1 hora na centrífuga decanter e leva o mesmo tempo para ser bombeada e separada do óleo. A segunda etapa demanda mais 2 horas e consiste no mesmo procedimento para filtrar ainda mais o azeite.

 

O clima e quantidade de chuva incidentes sobre a lavoura de abacate interferem diretamente na qualidade do azeite, apontou a pesquisa encomendada pelos produtores. “Conseguimos produzir e comprar mais de 30 variedades de abacate na região, porém o clima interfere muito na qualidade do azeite. Nesse caso, se sobressaem as variedades Primavera e Margarida”, afirma Jean.

 

Só para ter ideia, enquanto o estudo do Ifes indicava 12% de aproveitamento da polpa por fruta, os produtores estão conseguindo extrair apenas 8%. De acordo com Jean Peterle, o abacate deste primeiro quadrimestre de 2022 não está dando muito óleo. Tanto que o instituto propôs uma nova parceria de três anos para indicar as melhores variedades da fruta e analisar a qualidade do azeite.

 

E qual a diferença do azeite de abacate para o convencional de oliva? “As propriedades são idênticas, porém o ponto de fumaça é diferente. Enquanto o de oliva é a partir de 180°C, o de abacate começa em 270°C e não perde nenhuma propriedade”, explica Maico. A dica é consumi-lo em qualquer prato. “Vai bem na salada, com frutos do mar, na omelete, no macarrão alho e óleo”, diz Jean.

 

Os curiosos com a novidade já podem encontrar o azeite de abacate em redes de supermercado da Grande Vitória. Por ser um produto novo, os irmãos estão trabalhando bastante com a divulgação neste período e já pensam até em exportar o azeite.

 

Matéria publicada no site Conexão Safra.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)