* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está instalando novos ossários no Cemitério Padre Emílio, que vão receber os primeiros corpos enterrados no local há quase 30 anos. Inicialmente, serão 300 compartimentos, mas outros podem ser construídos de acordo com a necessidade. A medida vai suprir a demanda por espaço no cemitério.
Novas gavetas começarão a ser usadas quando não houver espaço para covas – Foto: Leandro Fidelis |
![]() |
De acordo com o secretário de Obras de Venda Nova, Acácio Cora, as gavetas poderão abrigar mais de um corpo da mesma família. “Aqueles corpos que foram enterrados em uma única cova, poderão ir para a mesma gaveta. Vamos mover aqueles que foram sepultados no início do funcionamento do cemitério, em 1986”, explica Acácio.
Ainda segundo o secretário, as gavetas terão placas indicando os nomes dos mortos que abrigarão e as datas de nascimento, falecimento e de enterro. Os novos compartimentos só começarão a ser utilizados quando não for mais possível usar o espaço para abrir outras covas. A Secretaria calcula que ainda exista espaço para enterrar de 80 a 100 pessoas antes que seja necessária a remoção.
O Cemitério Padre Emílio é o único administrado pela Prefeitura. Os outros locais para sepultamento são de responsabilidade de igrejas ou comunidades. A decisão de instalar as gavetas foi tomada em conjunto com líderes religiosos e comunitários. Segundo Acácio, a construção dos novos espaços foi a melhor decisão, uma vez que evitou a desapropriação de terras para expansão do cemitério.