Problema na torre deixa São João de Viçosa sem TV

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Os dias e noites não são mais os mesmos em São João de Viçosa, Distrito de Venda Nova. Há pelo menos dois meses, muitos moradores não dão boa noite ao Willian Bonner ou assistem aos jogos pela Rede Globo. A reclamação maior vem das senhorinhas da comunidade, que estão perdendo a reprise de “Alma Gêmea” e sentindo saudade do Raj da novela das 9.

A interrupção no sinal da Globo afeta cerca de 500 moradores que não têm antena parabólica. Os entrevistados desta reportagem afirmam que não investiram em parabólicas para poder assistir à programação estadual. “Tenho parentes em Vitória e acompanho o noticiário para saber se está tudo bem com eles”, diz a aposentada Maria Ferreira Flávio, de 70 anos. Não há interferência nos sinais dos outros canais de TV, mas a preferência é pela programação da Globo.

Para as mais idosas, ficar sem um dos poucos lazeres é um pesadelo. “Para os jovens é muito mais fácil, tem como sair de casa. Nós mais velhos ficamos revoltados. Minha mãe tem 90 anos, não anda mais e reclama muito ficar sem televisão”, complementa a aposentada.

A vizinha de Maria, a também aposentada Alzira Almeida da Silva, 71, mora sozinha e agora ocupa o seu tempo com rezas e vai dormir mais cedo. “Meus filhos são todos casados, por isso já não tenho muito com quem conversar. Sem televisão, o que me resta é fechar a casa, ir para o quarto e rezar”, diz.

Já os homens estão perdendo a transmissão dos principais campeonatos de futebol e reclamam também da falta do telejornal. “Está difícil demais. Toda hora que ligo a TV está fora do ar”, expõe o autônomo Rafael Dalbó, 23. Os pedreiros Jovécio Melo, 33, e José Geraldo da Siva, 39, fazem coro. “Para não perder o Globo Esporte, vou até o bar aqui da rua”, diz Jovécio.

A aposentada Delza Ferreira de Souza, 57, procurou Wanderlei Basílio, funcionário da Prefeitura para fazer a reclamação. Embora não seja o responsável pela torre de TV do Distrito, ele, que é morador, informou que a Prefeitura já fez o contato com os responsáveis. “Dois engenheiros foram à torre e constataram ser necessário trocar o aparelho. O serviço deverá ser feito assim que o tempo melhorar. O secretário de Agricultura está correndo atrás”.

Confira mais Notícias

Defesa Civil emite novos alertas de tempestades e chuvas intensas para todo o ES

Espírito Madeira apoia o Fórum Qualidade da Madeira e fortalece o setor florestal

Saúde do trabalhador será tema de conferência nacional em Venda Nova

Alfredo Chaves: acesso ao Parque Cachoeira de Matilde será gratuito

Defesa Civil emite aviso de vendaval, tempestade e granizo para a porção sul do Espírito Santo

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

Venda Nova promove evento especial em homenagem ao Dia da Mulher

PRF registra 40 acidentes e uma morte nas rodovias federais do ES durante o Carnaval