Processamento de frutas vai gerar renda para agricultores de Santa Maria de Jetibá

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, visitou, nesta quinta-feira (18), a Unidade de Processamento de Frutas, localizada em Garrafão, distrito de Santa Maria de Jetibá, que terá como foco principal a produção de polpas de fruta para sucos, mas também com possibilidade de confecção de outros produtos, como geleias e doces.

 

Com previsão de inauguração para novembro deste ano, a fábrica tem como objetivo desenvolver a agroindústria local. Para a construção da unidade foi realizada uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atuou por meio da elaboração do projeto junto à Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Garrafão.

 

Para aquisição do maquinário da Unidade de Processamento de Frutas foram investidos R$ 210 mil, sendo R$200 mil provenientes do Pronaf Capixaba, que é gerenciado pela Seag. Com isso, foram adquiridos quatro conjuntos de despolpador (esteira, picador, batedor e despolpador), uma bomba positiva, um tanque de equilíbrio, duas mesas selecionadoras e de recepção, duas máquinas de lavar rotativas, uma empacotadeira, uma câmara fria, além de móveis e utensílios.

"Santa Maria de Jetibá é o município com a maior concentração de produtores de base familiar do Espírito Santo, inclusive, é o maior produtor de morango, e essas grandes ações que o Governo do Espírito Santo está realizando aqui são de grande importância para os agricultores familiares. Os equipamentos que foram adquiridos por meio do Pronaf Capixaba vão ajudar no processamento das frutas e agregar valor ao produto, aumentando assim, a rentabilidade para os produtores”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

 

Para o presidente da Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Garrafão (AMAF-G), Edemilson Marcolino de Abreu, todas as ações vieram ajudar os 142 associados e mais a comunidade local. “É a concretização de um sonho ter a unidade de processamento pronta. Só estamos esperando a aprovação do Ministério da Agricultura para começarmos a trabalhar em novembro com a nossa unidade de processamento”, celebrou.

 

Pronaf Capixaba

 

O Pronaf Capixaba é um programa estadual, inédito no Brasil, que possibilita investimentos em infraestrutura e capacitação para viabilizar a agricultura familiar nos municípios. Democrático, os investimentos contemplados pelo programa são confirmados por intermédio de projetos elaborados a partir das demandas levantadas pelos agricultores em suas localidades.

 

O programa viabiliza as ferramentas necessárias para as atividades produtivas como: edificações, entrepostos, armazéns comunitários, aparelhos de irrigação, maquinários agrícolas em geral, veículos, instalações, enfim, os equipamentos e todas as obras que venham contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e mais competitivo. 

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS