Procon e operadoras discutem corte de conexão da internet

A pedido das operadoras de telefonia móvel, o Procon-ES vai se reúne nesta sexta-feira (10), às 10h, com a operadora Vivo. O objetivo do encontro é esclarecer a alteração dos planos de conexão de dados dos consumidores, que estão tendo a conexão de internet interrompida ao fim da franquia contratada. O órgão já se reuniu com a Tim nessa quinta para tratar do mesmo tema.

 

O Procon-ES iniciou investigações contra essas operadoras em face do número de reclamações de consumidores e está reunindo documentos para a análise das medidas que serão adotadas. O órgão estadual já recebeu 165 reclamações, somadas às queixas registradas na plataforma www.consumidor.gov.br e nos Procons municipais, de clientes da Vivo e Tim insatisfeitos com o bloqueio da internet móvel praticado pelas operadoras. Os consumidores questionaram o critério adotado para o bloqueio, em razão da curta duração de conexão e também a quebra de contrato, já que no momento da contratação houve a promessa de conexão ilimitada.

 

De acordo com o diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto, a forma como as operadoras de celular estão lidando com seus clientes reflete uma crise no setor. “Esse é mais um dos vários sinais de uma crise no serviço de telefonia móvel no Brasil. As empresas expandiram muito suas vendas e ofertas de serviço sem ter estrutura para garantir o serviço ofertado. Em razão da má prestação de serviço, as operadoras de telefonia lideram o ranking de reclamações nos Procons de todo o País”, explica.

 

É importante que continuem reclamando, pois o registro das denúncias detalhadas do maior número de consumidores contribuirá ainda mais para a atuação dos Procons, seja para auxiliar na solução do problema, seja na aplicação de penalidades.

 

As reclamações podem ser registradas pela plataforma www.consumidor.gov.br; pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br; pessoalmente no Procon Municipal ou Estadual; no Centro de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual e também na Anatel.

 

(FOTO DE CAPA: REPRODUÇÃO/DOMINIK SYKA/CREATIVE COMMONS)

Confira mais Notícias

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino com programas locais de soluções financeiras e capacitação

Sicredi Aliança realiza assembleia de associados em formato digital

Polícia efetua captura de suspeito de feminicídio em Marechal Floriano

Espírito Madeira 2025 confirma data para a terceira edição em Venda Nova

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Concurso para professor efetivo no ES terá 1,2 mil vagas; edital sai nesta sexta