Produção de uva está mudando a vida de agricultores de Santa Teresa

Muitos produtores de Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo, e de outros municípios que fazem parte do Polo de Uva, estão mudando de vida com a produção da fruta. Muitos deles, que só plantavam café, atualmente estão cultivando em lavouras com alta tecnologia, este fruto que se transforma em sucos e vinhos e pode ser degustado em diversos pratos.

 

Com uma área plantada de 50 hectares, o município de Santa Teresa produz sozinho mais de 700 toneladas de uva por ano. Segundo o extensionista e chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Carlos Alberto Sangali, o município possui diversas variedades de uva. “A produção da fruta no município leva para a mesa e para as indústrias, produtos como vinhos, sucos e espumantes, e para ser consumida in natura”.

O extensionista acrescenta que a uva tem melhorado a qualidade de vida dos produtores da região, mesmo ocupando apenas 0,5% do mercado agrícola. “É uma atividade que traz mais geração de renda, pois a produção tem rentabilidade alta, maior do que outras culturas do município”, afirma.

“Plantamos uva há cinco anos e a preocupação em produzir com qualidade e no tempo certo, nos dá uma renda maior, pois podemos vender toda a produção para as indústrias de vinho de Santa Teresa e quando sobra, vendemos in natura para o comércio da região”, declara o casal de produtores rurais, Gelcimar e Luciena Loss.

Para os produtores, a tecnologia de ponta na produção auxilia a proteção contra pragas e problemas com doenças. “Utilizamos as técnicas para irrigar, adubar e colher na hora certa. Isso nos ajuda a ter uma produção melhor”, explica Gelcimar ao falar sobre a utilização das técnicas de cultivo repassadas pelo Incaper.

 

“A obtenção de renda durante o ano com a uva faz com que os agricultores consigam ganhar com a produção no verão e no inverno. Eles fazem duas podas durante o ano, deixando a lavoura separada em duas partes, obtendo assim duas colheitas”, frisa a coordenadora de fruticultura do Incaper, Adelaide Costa.

 

Os frutos são vendidos em média por R$ 4,00 o quilo. As variedades produzidas em Santa Teresa são para vinho de mesa, como a 'Niagra Rosada', 'Izabel' e 'Patrícia', para uva de mesa, como as variedades ‘Uva Preta’ e ‘Uva Branca Clara’, além das variedades para produção de suco, como a 'Coroa', 'Violeta' e 'Izabel Precoce', e para produção de espumantes, como a 'Moscatel', 'Noscato Embrapa' e 'Lorena'.

 

Os agricultores de Santa Teresa também cultivam uvas especialmente para a produção de vinhos finos, como as variedades ‘Cabernet Salvignon’ e ‘Merlot’, e também para a produção de vinho tinto, como a variedade ‘Bordot’.

 

A região de Santa Teresa possui clima tropical ameno com uma altitude de 400 a 600 metros acima do nível do mar. “Isso ajuda a produção da uva no município, que vem ganhando mais adeptos ao longo dos anos”, ressalta Sangali.

 

Itaguaçu

 

Produtores do município vizinho a Santa Teresa, Itaguaçu, vem iniciando projetos para o plantio de uva em suas lavouras. Técnicos do município e do Incaper vem analisando geografia e clima para a implantação da cultura nas propriedades.

O agricultor João Luís Stingel, acredita no potencial da uva no município, e já começou a plantar em sua propriedade. “Nós vivemos em um município onde a cafeicultura é muito forte. Com a uva podemos dar outras oportunidades de renda para os produtores. Tenho certeza que a uva será uma mudança na vida de muitas pessoas”, disse.

 

Polo de Uva

 

O lançamento do Polo de Uva e Vinho do Espírito Santo ocorreu em 2004. O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Incaper e das prefeituras dos municípios com potencial para a produção no Espírito Santo, estruturou e implementou ações com vistas ao estabelecimento do Polo para o atendimento, de forma prioritária, ao mercado local e às industrias artesanais.

 

A implementação e o desenvolvimento do Polo passaram por ações de planejamento, focadas na adequação da base tecnológica, com expansão da área cultivada e ampliação da produção e produtividade, além da melhoria da qualidade por meio de tecnologias que propiciem sistemas de cultivos adaptados às condições de clima e solo do Espírito Santo.

 

Com base num diagnóstico inicial da realidade da vitivinicultura na região do Polo, foi possível identificar alguns entraves quanto ao sistema de produção, como a embalagem imprópria das frutas para comercialização in natura, a falta de infraestrutura e processos de produção inadequados das vinícolas para garantir a qualidade dos produtos industrializados ao nível de exigência dos consumidores, o que resultava em grandes perdas.

 

Para minimizar os problemas identificados, o Incaper criou, em 2006, o Grupo Gestor do Polo de Uva e Vinho, composto por representantes do Incaper, do Sebrae-ES, das cooperativas e associações e de todos os demais segmentos da vitivinicultura de Santa Teresa, município com a maior área de produção e maior número de vinícolas do Estado.

 

O grupo estabeleceu como objetivo coordenar o Polo, com planejamento das ações de treinamento e capacitação e estímulo à interação entre os produtores. Passaram a ocorrer reuniões mensais, nas quais se discutem os problemas e buscam-se opções de forma a minimizar as dificuldades surgidas no gerenciamento da cadeia produtiva. O trabalho vem dando resultado, com a melhoria da qualidade, expansão da área plantada e aumento na comercialização da uva.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS