Cultura

Produções de Iúna e Pernambuco recebem o troféu Pico da Bandeira na Mova Caparaó

Iúna recebeu o troféu Pico da Bandeira no encerramento da Mostra de Vídeos Ambientais do Caparaó, a Mova, que agitou a pacata Muniz Freire durante quatro dias. O vídeo vencedor “Samba da Saudade” concorreu com dez produções realizadas pelos municípios participantes da mostra, todos da região do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó. A mostra também fez uma menção honrosa na 3ª Mostra Competitiva Caparoense, premiando o documentário “Loló”, realizado na oficina do município de Ibitirama.

Na 5ª Mostra Competitiva Nacional, o Estado de Pernambuco fez bonito. O documentário “Terra Livre”, com direção de Ernesto Teodósio, do coletivo Telephone Colorido, ganhou como melhor filme. Outro vídeo do Recife recebeu menção honrosa – “Até onde a vista alcança”, de Felipe Peres Calheiros. A ficção “Ecos da Terra” foi escolhido como melhor filme por voto popular.

Tripé cultura ambiente e turismo

Sustentada no tripé cultura, ambiente e turismo, a mostra envolveu 11 municípios da região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

A mostra surgiu da necessidade de ampliar as discussões ambientais na região e de promover as potencialidades ecológicas e turísticas. Tem por finalidade divulgar, exibir e premiar o audiovisual com temática ambiental realizado no País, e em especial, nos municípios envolvidos, que não possuem salas de cinema.

História premiada

Desde a primeira edição do evento, realizada em 2004, foram exibidos 158 títulos de filmes digitais com temática ambiental. Neste período foram realizadas 60 oficinas. Estas ações contaram com a participação de 1.500 moradores dos 11 municípios.

O Prêmio Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura, classificou a Mova Caparaó em segundo lugar na categoria gestão pública, como iniciativa nacional que valoriza a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.

Pelo seu formato alternativo de gestão compartilhada e pública, a Mova Caparaó pode ser aplicada e transposta a outras comunidades e realidades em qualquer lugar do mundo. O importante é que os objetivos e as estratégias estejam adequados ao público-alvo pretendido e que propiciem a participação da população em atividades culturais, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania plena, envolvam a construção de saberes e gerem modelos de ação inovadoras que possam servir de referência para novas experiências.

VENCEDORES DA MOVA CAPARAÓ

5ª Mostra Competitiva Nacional

Júri popular – “Ecos da Terra”, de Paulo Abel, de São Paulo

Melhor filme – “Terra Livre” – direção de Ernesto Teodósio, do coletivo Telephone Colorido, de Recife – Pernambuco

Menção honrosa – “Até onde a vista alcança”, de Felipe Peres Calheiros, de Pernambuco

3ª Mostra Competitiva Caparoense

Melhor filme – “Samba da Saudade”, oficina realizada no município de Iúna.

Menção honrosa – Loló – oficina realizada em Ibitirama

* Fonte: Assessoria SECULT

Confira mais Notícias

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial em Venda Nova

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc