Um grupo de 50 produtores de café realizou uma manifestação na BR 262 na altura do km 143, no distrito de Alto Norte, próximo a divisa de Muniz Freire e Ibatiba, na manhã desta sexta-feira (30). As duas pistas da Rodovia Federal ficaram bloqueadas até o início da tarde.
Segundo os manifestantes, o protesto é devido ao baixo preço do café, baixa nos insumos e renegociação de dívidas com os bancos. Eles utilizaram sacos de café e máquinas agrícolas para interditar a BR 262.
A PRF acompanhou a manifestação que ocorreu de forma pacífica.
Apoio
O protesto dos produtores de café teve o apoio de sindicatos, lideranças comunitárias e de autoridades políticas de Ibatiba e Muniz Freire. O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, esteve no local e disse que vai levar a revindicação dos produtores às instâncias governamentais. "Como Diretor de Agricultura da Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES), recebi uma Carta de Reivindicações que será encaminhada aos Governos, do Estado e Federal; Assembleia Legislativa e Bancada Federal Capixaba", disse Pingo.
Luciano ainda salientou a importância de valorizar a agricultura familiar. "Defender os interesses destes guerreiros é orgulho para nossa atuação como homem público e vamos lutar incansavelmente pela agricultura, principalmente a familiar, pois nossa economia depende dela e em especial da produção cafeeira", acrescentou.
O prefeito de Muniz Freire, Carlos Bazzarella, também participou da manifestação.
Colaboração de Diórgenes Ribeiro de Muniz Freire