Cerca de 1000 quilos de sementes do milho 'Capixaba Incaper 203' foram entregues para agricultores familiares em Marechal Floriano na última sexta-feira (21). A atividade, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, ocorreu no Centro de Agronegócios (Posto do Café) e é fruto de um convênio de cooperação técnica firmado em 2013 para a produção de sementes fiscalizadas do referido milho.
O plantio dessa variedade de milho foi realizado na propriedade do senhor Dorgal de Aguiar Godinho, na localidade de Victor Hugo, que cedeu a área para plantio e realizou os tratos culturais da cultura. Após a colheita, as sementes selecionadas foram distribuídas para agricultores do município.
“Nosso objetivo com a entrega das sementes de milho foi incentivar o resgate da cultura de produção dos antigos agricultores do município. O milho pode ser utilizado como comida para a família e alimento para as criações, reduzindo custos na propriedade”, explicou o chefe do escritório de Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling.
Ele disse que os grãos do milho 'Capixaba Incaper 203' são mais resistentes, de cor vermelha alaranjada, considerados excelentes para a produção de fubá, polenta, canjiquinha, bolos e alimentação de aves visando à produção de ovos e carnes mais avermelhadas, o que agrada o mercado consumidor.
O evento de distribuição de sementes reuniu 110 produtores e, ao final, todos receberam as sementes para poder plantar. Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag), Ênio Bergoli, fez a entrega de um veículo Fiat Strada para a Secretaria de Agricultura de Marechal.
O milho 'Capixaba Incaper 203' é uma variedade melhorada obtida por meio de trabalho científico, desde 1985, na Fazenda Experimental do Incaper em Sooretama. Apresenta boa adaptação a vários ambientes, tem estabilidade de produção, alta produtividade, mais rusticidade e tem a grande vantagem de poder reutilizar as sementes em plantios subsequentes.
O valor nutricional dos grãos dessa variedade é elevado, muito maior que as quantidades encontradas na média dos milhos comuns brasileiros cultivados. Possui 30% a mais de proteína, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo e quatro vezes mais cálcio. Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.