Produtores recebem sementes de milho “Capixaba Incaper 203”

Cerca de 1000 quilos de sementes do milho 'Capixaba Incaper 203' foram entregues para agricultores familiares em Marechal Floriano na última sexta-feira (21). A atividade, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, ocorreu no Centro de Agronegócios (Posto do Café) e é fruto de um convênio de cooperação técnica firmado em 2013 para a produção de sementes fiscalizadas do referido milho.

 

O plantio dessa variedade de milho foi realizado na propriedade do senhor Dorgal de Aguiar Godinho, na localidade de Victor Hugo, que cedeu a área para plantio e realizou os tratos culturais da cultura. Após a colheita, as sementes selecionadas foram distribuídas para agricultores do município.

 

“Nosso objetivo com a entrega das sementes de milho foi incentivar o resgate da cultura de produção dos antigos agricultores do município. O milho pode ser utilizado como comida para a família e alimento para as criações, reduzindo custos na propriedade”, explicou o chefe do escritório de Marechal Floriano,  Cesar Abel Krohling.

 

Ele disse que os grãos do milho 'Capixaba Incaper 203' são mais resistentes, de cor vermelha alaranjada, considerados excelentes para a produção de fubá, polenta, canjiquinha, bolos e alimentação de aves visando à produção de ovos e carnes mais avermelhadas, o que agrada o mercado consumidor.

 

O evento de distribuição de sementes reuniu 110 produtores e, ao final, todos receberam as sementes para poder plantar. Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag), Ênio Bergoli, fez a entrega de um veículo Fiat Strada para a Secretaria de Agricultura de Marechal.

 

O milho 'Capixaba Incaper 203' é uma variedade melhorada obtida por meio de trabalho científico, desde 1985, na Fazenda Experimental do Incaper em Sooretama. Apresenta boa adaptação a vários ambientes, tem estabilidade de produção, alta produtividade, mais rusticidade e tem a grande vantagem de poder reutilizar as sementes em plantios subsequentes.

 

O valor nutricional dos grãos dessa variedade é elevado, muito maior que as quantidades encontradas na média dos milhos comuns brasileiros cultivados. Possui 30% a mais de proteína, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo e quatro vezes mais cálcio. Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores