Produtores rurais do Sul do Estado recebem 10 mil mudas de uva nesta quarta (10)

Produtores rurais das regiões Serrana e Caparaó vão receber da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 10 mil mudas de uva. A entrega será nesta quarta-feira (09), às 9 horas, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper Centro Serrano, em Domingos Martins.

O objetivo é incentivar a expansão da cultura no Estado e proporcionar aos agricultores familiares mais uma fonte de renda. Atualmente, a produção de uva no Estado concentra-se em Santa Teresa, município que detém 80% da produção estadual.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, avalia que as novas mudas vão fortalecer ainda mais a fruticultura no Estado. “O Espírito Santo conta atualmente com 11 polos de fruticultura e já se tornou referência nesta atividade como forma de diversificação da produção agrícola. O Governo do Estado investe no crescimento do cultivo de frutas. Somente em 2010 distribuímos 1 milhão de mudas para os fruticultores cadastrados”, explica.

De acordo com a coordenadora do Programa de Fruticultura do Incaper, Adelaide da Costa, as mudas servirão para a ampliação da área plantada em regiões que possuem condições favoráveis de clima e solo para cultivo da uva, como forma de diversificação agrícola.

“A expansão da cultura de uva nas regiões Serrana e Caparaó significa uma ampliação das áreas que cultivam a fruta no Espírito Santo. Inclusive, no Caparaó, onde não é tradicional o cultivo da uva, essas fruteiras ajudarão a compor na região um Polo Diversificado, que deve ser lançado em 2011 pela Seag”, afirma Adelaide.

A distribuição de mudas faz parte das ações previstas no Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo, programa do Governo do Estado que visa o fomento da atividade nos municípios capixabas que possuem potencial para a cultura.

Polo de Uva de Mesa e Vinho

Como forma de atender as demandas do comércio local e regional, das indústrias artesanais de vinho e oferecer mais uma opção de renda com garantia de mercado para os produtores rurais, o Governo do Estado, por meio do Incaper e da Seag, em articulação com as prefeituras municipais, criou o Polo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo.

O Polo visa à organização dos agricultores, à assistência técnica e ao desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade dos frutos e ampliação da produção e produtividade nos municípios que apresentam condições favoráveis para o cultivo da uva.

Vitivinicultura no Espírito Santo

A área plantada no Espírito Santo, hoje, corresponde a 45 hectares, com 280 propriedades. A produção prevista para até o final do ano é de aproximadamente 600 toneladas, sendo 60% para o mercado in natura e 40% para transformação em vinho, suco, geléias e outros produtos, o que pode representar uma produção de 150 mil garrafas de 750 ml.

As safras acontecem em dois momentos distintos: no inverno, entre julho e agosto; e no verão, com colheita entre dezembro e janeiro. Entretanto, a uva pode ser colhida durante o ano todo, mesmo não sendo período típico de safra.

A comercialização é dividida da seguinte forma: 70% da produção in-natura são comercializadas na Ceasa e 30% no mercado local e regional. Já os processados (vinhos, sucos, graspas – bebida feita a partir do bagaço de uva – e geléias) são comercializados no mercado local e na própria propriedade, alavancada pelo Programa de Agroturismo, Turismo Rural e Eventos Típicos e Culturais no município, como a Festa do Vinho e da Uva; Festa do Imigrante Italiano; entre outras.

Para o presidente do Incaper, Evair de Melo, os agricultores familiares do Estado têm encontrado na uva uma importante alternativa para diversificar sua produção e gerar renda. Além de apresentar alta lucratividade, a fruta também possui grande valor agregado, já que pode ser aproveitada na forma de uva de mesa ou de processamento.

Confira mais Notícias

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024