Foi realizada na manhã de sexta-feira (03) a formatura da 6ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência- Proerd, em Castelo. Participaram do evento alunos da 4ª série de dez escolas municipais, pais e representantes das comunidades e de segmentos organizados da sociedade.
Os formandos são estudantes das escolas municipais Centro Unificado, Constantino José Vieira, Adilson Furlan, Cecília Desthéfani Secchin, Delza Frasson, Felinto Martins, Limoeiro, Montepio, Garage, Frei Juan Echávarri Asiain e do Projeto de Ensino Fundamental Florescer. Eles participaram de dez aulas de 60 minutos, ministradas por um Policial Militar, com auxílio e acompanhamento do professor.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos policiais formados para atuarem nessa ação preventiva, além de reunir educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
Mais do que isto, pretende que ao finalizar o curso os alunos reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.