A cidade de Castelo, desde ontem até o próximo dia 12, recebe a visita do professor de dança e coreógrafo Andrea Flamini, que é da região de Piemonte, no Norte da Itália. Ele estará no município para ministrar um workshop para os dançarinos do grupo de dança Companhia Radici Città Di Torino. Além dele, estarão mais dois piemonteses que o acompanham.
O professor vem a cada dois anos para atualizar as coreografias e corrigir o que não ficou bem trabalhado, disse a presidente da Società Italiana di Castello, Linda Melo. O professor também vem representando um personagem típico de cada província de Piemonte. Ele virá de Guianduia, que é um personagem típico da região, explicou.
Esse personagem vem acompanhado da sua dama, a personagem Giacometta, e mais uma bailarina do grupo de danças italiano Città Di Torino, que é a companhia matriz dos outros dois grupos existentes no mundo, sendo um localizado em Rosário, na Argentina, e o outro em Castelo, no Brasil.
Com essa, é a sexta vez que Andrea Flamini vai à cidade para passar seus conhecimentos, já que o mesmo é um estudioso da cultura piemontesa.
Grupo
O professor vai atender aos 26 membros da companhia de dança castelense. O grupo, que nasceu há 15 anos, é mantido pela Società Italiana di Castello. No início era um grupo que não tinha a identidade que tem hoje. Na primeira vez que o professor veio ao Brasil, nos deu a ideia de especializarmos na dança piemontesa, contou Linda.
Há 2 anos quando fomos à Itália, o grupo não sentiu dificuldade nenhuma em acompanhar o tipo de dança que eles fazem lá, pois a nossa é bem parecida, ressaltou.
O grupo de Castelo está aberto para pessoas que queiram participar. É necessário ter mais de 15 anos. Eles ensaiam três vezes por semana, no horário de 19h às 21h.
Apresentação
No próximo dia 10, haverá apresentação do grupo de dança, às 19h, no Teatro Artênio Merçon, no centro de Castelo. Para mais informações o telefone é (28) 3542-0292 (* Texto editado- Folha do Caparaó).