Cerca de 140 adolescentes e jovens de Alfredo Chaves estão matriculados e serão contemplados com o Programa de Educação para Jovens e Adultos, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município. As aulas já começaram no início desde mês.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Bona, o programa vem formando turmas todos os anos o que dá direito de ler e escrever a muitas pessoas que não tiverem oportunidades na infância.
Ser alfabetizado é um direito amparado por lei e assim sendo é nosso compromisso garantir a todos cidadãos, o acesso as necessidades básicas de aprendizagem.
Já pedagoga e coordenadora do Programa no município, Cristiane Gimenes, explica que o programa proporciaona a jovens e adultos, o efetivo direito ao conhecimento, possibilitando o acesso com igualdade ao mundo letrado.
A alfabetização é a porta de entrada para outras aprendizagens. Significa melhoria na qualidade de vida, no trabalho e no exercício da cidadania, finalizou.
A intenção, conforme o prefeito municipal Fernando Videira Lafayette é que todos os cidadãos alfredenses tenham acesso ao conhecimento, a informação e consequentemente a um lugar digno na sociedade. O saber é uma oportunidade de defesa e uma herança que carregamos durante toda a vida”, alertou o prefeito.
O programa conta com salas distribuídas nas comunidades de Sagrada Família, Quarto Território e na sede, na escola Ana Araújo. As aulas acontecem três vezes por semana, têm duração de três horas em um período de 10 meses.