Jovens da região Centro Serrana participaram no último sábado (02) da aula inaugural da primeira turma do Programa Juventude Cooperativista- Jovemcoop no Espírito Santo. Cerca de 40 jovens foram selecionados para participar do programa, que será realizado em Santa Maria de Jetibá.
Com o objetivo de promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, o Jovemcoop reúne jovens cooperados ou que preencham as condições para se tornar um cooperado. O programa estimula o jovem a participar ativamente do negócio da cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
Por meio do Programa, os jovens são capacitados para conhecer e gerir o negócio cooperativo; desenvolver habilidades de lidar com ambientes multiculturais, tomar decisões estratégicas, gerenciar conflitos e negociar. Além disso, eles passam a conhecer o ambiente cooperativo na qual estão inseridos.
Para participar é necessário que o jovem seja cooperado, filho de cooperado ou colaborador de uma cooperativa. Ele também deve ter entre 20 e 30 anos e ter concluído o Ensino Médio. Os alunos não têm gastos com o Programa já que as aulas, o transporte e a alimentação são oferecidos pelo Sescoop/ES e cooperativas parceiras.
Na região Centro-Serrana, o Jovemcoop conta com a parceria da Escola Cooperação, Coopeavi, Sicoob Centro-Serrano e a Coope-Transerrana. Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB-Sescoop/ES pelo email gedh@ocbes.coop.br ou pelo telefone: (27) 2125-3200.
Confira os depoimentos de quem esteve presente na aula:
Rayner Silva Santos– Gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB- Sescoop/ES – “Esta é uma das poucas oportunidades em que as cooperativas podem aproximar e fidelizar os jovens, sejam eles cooperados, filhos de cooperados ou colaboradores. Estamos muito felizes por termos a oportunidade de proporcionar aos jovens do programa um aprendizado consistente e focado na cooperação. Estamos acima de tudo formando cidadãos cooperativistas, que vão propagar essa cultura em todos os meios da sociedade. Temos a oportunidade também de oxigenar as cooperativas com ideias e inovações criadas, de forma organizada, por esses jovens.”
Elaine Schwlz, 28 anos – aluna do Programa JovemCoop – “Conheci o JovemCoop na Coopeavi e também no Sicoob. Tenho uma expectativa muito grande em relação ao curso, uma vez que o cooperativismo está crescendo muito. Eu quero investir nessa área e estou muito empolgada. A palestra na aula inaugural foi muito boa e mexeu muito com todos os alunos”.
Lohaine Flegler, 21 anos, aluna do Programa JovemCoop – “Para mim, o JovemCoop é a oportunidade de aprender e poder passar adiante todo conhecimento que vamos ter. Minha mãe é cooperada da Coopeavi e também quero me cooperar e investir nessa área. Acredito que é sempre bom trabalhar em equipe, pois temos a oportunidade de aprender mais, conhecer as diferenças. O cooperativismo é bom para a vida profissional e pessoal também”.